Asmáticos precisam de cuidado redobrado contra o novo coronavírus e o Dr. Luiz Melo explica o que fazer.

Para além das recomendações de prevenção feitas para todos os brasileiros para conter o avanço novo coronavírus, os pacientes diagnosticados com asma precisam de cuidados redobrados.

Eles estão no grupo de risco no que se refere ao coronavírus.

Para esses pacientes, o alergista e imunologista Dr. Luiz Melo separou algumas dicas importantes sobre asma e o coronavírus:

– Quem está em tratamento de controle da asma não deve parar com as medicações. Isso evita complicações gerais;⠀

– Caso precise ir a uma unidade de saúde por conta de sintomas de asma (tosse, chiado no peito, dificuldades respiratórias), leve seus medicamentos. Você pode precisar utilizá-los no caminho;⠀

Mantenha suas vacinas em dia.

Corticóides e o coronavírus

O Dr. Luiz Melo esclarece: “O uso de corticóides e medicamentos para tratamento de asma e rinite não deve ser suspenso sem recomendação médica“.

As medicações tópicas e inaladas para rinite e asma (spray e medicações inalatórias) têm, na sua maioria, corticóide. Todavia, são corticóides com ação e efeito locais.

Não devem ser suspensos sem prescrição médica pois podem descontrolar a doença e causar risco para o paciente.

No caso de uso de corticóides por via oral ou injetável, por curto período de tempo, para controlar as crises de asma, se prescritos por médico, também devem ser mantidos.

“Pacientes com asma descontrolada têm risco maior para quadros graves de infecção por vírus, como o novo coronavírus, influenza H1N1 e gripes”, alerta Dr. Luiz Melo.

Não suspenda sua medicação sem recomendação médica.

E não esqueça das recomendações gerais:

– Lave as mãos frequentemente e com muito cuidado;

– Use álcool em gel quando não tiver água e sabão disponíveis para higienizar as mãos e objetos;⠀

– Cubra nariz e boca ao tossir ou espirrar;

– Evite aglomerações;

– Se você pode fazer seu trabalho de casa, evite ir aos locais públicos.

Atendimento no Distrito Federal

No Distrito Federal, em caso de suspeita, procure o atendimento pelo seu seguro de saúde ou na rede pública.

A recomendação do Governo do DF é, antes de ir até uma unidade de saúde, buscar o atendimento online pelo 190, 193 ou 199.

Acompanhe a Alergoclínica no Instagram!