Falta de ar, chiado no peido, tosse e respiração ofegante são alguns dos sintomas da chamada bronquite alérgica. Entenda sobre a doença

Falta de ar, chiado no peido, tosse e respiração ofegante são alguns dos sintomas da chamada bronquite alérgica. O problema é caracterizado por uma inflamação nos brônquios, órgãos responsáveis por levar e trazer o ar até as menores partes dos pulmões a cada respiração.

Bronquite alérgica?

A bronquite geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou pelo tabagismo. No entanto, o que alguns chamam de bronquite alérgica é, na verdade, a asma, essa sim costuma estar associada a um processo alérgico.

Embora a asma também envolva uma inflamação nos brônquios, é um problema distinto e, por isso, muitos estudiosos considerem o termo bronquite alérgica ultrapassado.

A asma é uma doença crônica inflamatória que tem como característica principal o broncoespasmo, um estreitamento dos bronquiolos que pode ser intenso e geralmente é provocado por um alérgeno específico. Ou seja, é deflagrada por uma suscetibilidade individual.

Por outro lado, a bronquite pode atingir qualquer pessoa que tiver uma infecção que chegue até os brônquios ou mesmo se for exposto ao cigarro por longos períodos.

Bronquite X Asma

Os sintomas podem ser bem parecidos, mas é importante saber identificar a diferença entre bronquite e asma para seguir a conduta mais adequada diante das crises.

A asma é causada pela inflamação das vias aéreas inferiores. Com a inflamação, há um estreitamento dos bronquíolos e a respiração fica mais difícil, provocando tosse e chiado no peito.

Como todo paciente com asma tem uma doença inflamatória crônica nos brônquios, surge a confusão entre asma e a chamada bronquite alérgica.

Para o correto diagnóstico, consulte um médico alergista. Ele irá te passar a melhor forma de tratamento. Agende um horário conosco!