Cerca de 85% dos pacientes tratados com a vacina para rinite apresentam melhora significativa dos sintomas já no primeiro ano de tratamento

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), mais de 40 milhões de brasileiros sofrem com a rinite alérgica. O que nem todo mundo sabe é que é possível tomar uma vacina para rinite e conseguir o controle dos sintomas.

Como funciona?

A imunoterapia é um tratamento feito com a aplicação de vacina estipulada de forma personalizada, de acordo com o grau de sensibilidade de cada paciente. O conceito chave da imunoterapia é exatamente o tratamento individual, pois a vacina é feita com base nos alérgenos específicos de cada pessoa.

O tratamento, no entanto, só pode ser feito com acompanhamento e indicação do médico alergista. Após exames e análise clínica, ele avalia se o paciente está apto a receber a vacina para rinite. As doses do alérgeno são aplicados de forma gradual. Justamente para não correr nenhum tipo de risco. Geralmente, a aplicação é feita em pequenas doses do agente causador da alergia, por um período variável de 1 a 3 anos.

A vacina para rinite é eficaz?

A imunoterapia é o único tratamento capaz de afetar o curso natural de doenças alérgicas como rinite, sinusite e asma.  Não é uma cura, mas um modo de controle dos sintomas por tempo prolongado. Do mesmo modo, é um tratamento com elevada taxa de eficácia, pois age diretamente na causa da doença e o seu efeito mantém-se durante vários anos.

Além disso, cerca de 85% dos pacientes tratados com a vacina para rinite apresentam melhora significativa dos sintomas já no primeiro ano de tratamento. Assim, com a imunização em dia, o paciente pode ir deixando de usar os medicamentos antialérgicos gradativamente, até se obter uma vida normal.

Além da rinite alérgica, a imunoterapia específica também pose ser aplicada a condições como conjuntivite alérgica, asma alérgica, alergia ao látex, reações alérgicas ao veneno de picada de insetos ou outras doenças de hipersensibilidade mediadas por IgE.

Quer saber se é possível tratar a sua alergia com vacina? Entre em contato com a Alergoclínica e marque uma consulta para avaliação.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat