Geralmente, os sintomas mais comuns da alergia a antibiótico se manifestam na pele com coceira, vermelhidão e inchaço. As reações graves são mais raras

Ao lado dos anti-inflamatórios, os antibióticos são os que mais desencadeiam reações alérgicas. E apesar da reação alérgica a medicamentos ser mais frequente em crianças, a alergia a antibiótico é rara nessa faixa etária, sendo mais comum em adultos.

A reação alérgica pode aparecer mesmo quando não é a primeira vez que o organismo tem contato com aquela medicação e é até prevista como uma possibilidade na bula dos antibióticos. No entanto, algumas pessoas confundem os sintomas com possíveis efeitos colaterais esperados pelo uso da medicação.

Sintomas

Geralmente, os sintomas mais comuns da alergia a antibiótico se manifestam na pele com coceira, vermelhidão e inchaço. Entre as manifestações mais graves estão a falta de ar, palpitação e queda na pressão arterial. A boa notícia é que as reações graves são mais raras. A alergia a antibiótico pode ser percebida rapidamente após o uso do medicamento ou após várias horas ou dias.

Muitas vezes, essas reações tardias são de difícil diagnóstico, pois o intervalo entre o início da medicação e dos sintomas é mais longo. Além disso, caso a pessoa tenha tido uma reação leve, não percebeu e continuou a usar a o antibiótico, a segunda manifestação pode ser mais intensa, causando febre e, em alguns casos, convulsão.

Como identificar a alergia a antibiótico

Se houver uma suspeita de alergia a antibiótico, o primeiro passo é suspender o uso da medicação e procurar um médico alergista. Este é o profissional indicado para investigar seu problema da forma mais adequada. O diagnóstico é feito através de uma análise do histórico clínico bem detalhada e com o auxílio de testes de alergia.

Ao identificar a reação, é necessário suspender a medicação imediatamente e não fazer uso de nenhum desse tipo. No entanto, caso a alergia a antibiótico seja confirmada, a paciente não deve mais fazer uso de nenhum medicamento desse tipo.

No entanto, isso não significa que ele não possa tomar mais nenhum antibiótico. É possível indicar um de outra classe que não faça reação cruzada com o anterior. Os antibióticos são divididos em diversas classes (penicilina, sulfa, quinolona, eritromicina, entre outras). Ser alérgico a uma dessas classes não implica ter alergia a todas elas.

Então, ao suspeitar da alergia a antibiótico, procure o médico alergista e elimine os riscos de uma reação grave.

Entre em contato conosco e agende um horário!