Saber identificar a alergia é o primeiro passo para um bom tratamento. Entenda os sintomas e saiba o que fazer

Como saber se você tem alergia? Será que a reação que você tem após o contato ou ingestão de um alimento é mesmo alergia? Identificar a alergia é essencial para um bom tratamento.

Vamos falar hoje sobre sintomas e sinais que podem indicar alergia para ajudar você.

Como saber se tenho alergia?

A reação alérgica é a forma que seu sistema imunológico encontra para reagir a algo que considera como uma ameaça para seu organismo. Então, ao entrar em contato com esse item que tem potencial ofensivo, seus sistema imunológico reage liberando uma substância química chamada histamina.

De maneira geral, o local onde você apresenta a reação depende de onde a histamina foi liberada no seu corpo. Ou seja, se você for alérgico a algo que inala, como pólen, ácaros, pelos de animais ou mofo, pode ter sintomas no nariz, pulmões e olhos.

Do mesmo modo, se tiver uma alergia alimentar, pode apresentar sintomas na boca, estômago ou intestino. Nem sempre é fácil descobrir a causa do problema. Mas reconhecer os sintomas de alergia é o primeiro passo para um diagnóstico preciso, o tratamento adequado e o alívio dos sintomas.

Sinais e sintomas para identificar a alergia

As reações alérgicas afetam principalmente a pele, vias aéreas e sistema digestivo. Assim, fica mais fácil entender os sinais.

Sinais no trato respiratório

São comuns coceira, espirros, obstrução nasal, coriza, falta de ar, chiado no peito e tosse para quem tem rinite e asma.

Sinais na pele

Os principais são dermatites caracterizadas por vermelhidão, descamação, inchaço e coceira.

Sinais no trato gastrointestinal

A alergia provocada pela ingestão de algum alimento pode provocar sintomas digestivos, como vômitos, diarreia, formigamento na boca e inchaço nos lábios, língua, rosto ou garganta, além de problemas cutâneos, como eczema e urticária.

Além disso, alergias como a rinite alérgica também podem causar sintomas nos olhos (inchaço, vermelhidão e olhos larcimejando).

É preciso ficar atento porque, em casos graves, a reação alérgica pode evoluir para uma anafilaxia – e ela pode decorrer de alergias a alimentos, remédios e picadas de insetos.

A anafilaxia é uma reação grave que atinge a pele, o sistema respiratório e cardiovascular. Se não tratada com urgência, pode levar à morte.

Se você tem identicado esses sintomas, é hora de buscar um alergista para o diagnóstico correto da sua alergia e tratamento.

Testes alérgicos podem ajudar a identificar exatamente qual a alergia e alérgeno que causa o problema.

Conte com a Alergoclínica para ajudar você. Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!