Embora muitas vezes confundida com um resfriado, a rinite alérgica em bebê é causada principalmente por poeira, pêlo de animal, fumaça e poluição

Se a rinite alérgica já é um problema incômodo para adultos, imagine para um bebê. Embora muitos pais acreditem que a doença é incomum em crianças, a rinite é um dos principais problemas respiratórios na primeira infância. A rinite é uma inflamação nasal que, embora não acarrete em graves consequências, reduz a qualidade de vida e principalmente do sono da criança, impactando também na saúde da família.

Isso porque um bebê com dificuldades para dormir, além de atrapalhar a rotina noturna da casa, fica impaciente também durante o dia. Veja algumas medidas que podem ajudar a tratar a rinite alérgica em bebê e melhorar a qualidade de vida de toda a família.

Causas

Embora muitas vezes confundida com um resfriado, a rinite geralmente é causada por alérgenos que estão no ar que respiramos, como poeira, pêlo de animal, fumaça e poluição, por exemplo.

Desse modo, alguns dos principais fatores que pioram os sintomas da rinite alérgica em bebê é deixá-lo em um ambiente fechado, sem ventilação, acumular objetos no quarto, fumar próximo da criança e exagerar nos produtos de limpeza.

Entre os sintomas mais comuns da rinite alérgica em bebê estão os espirros, tosse, ronco, coriza intenso e o hábito de esfregar as mãos no nariz, olhos e orelha.

Medidas que ajudam a tratar a rinite alérgica em bebê

• Mantenha o bebê hidratado

A ingestão de água ajuda a fluidificar as secreções, facilitando a sua retirada e impedindo o acúmulo nas vias aéreas.

• Faça um rígido controle ambiental

A casa deve ser bem ventilada, deixando o sol entrar para diminuir a umidade e eliminar ácaros e fungos. Evite espanador, vassoura e excesso de produtos químicos. Limpe a casa com aspirador e pano úmido, para evitar que a poeira se espalhe.

• Tenha atenção ao quarto da criança

Não acumule objetos, como livros, bichos de pelúcia e cortinas que possam juntar poeira. Além disso, troque a roupa de cama com frequência e não deixe que animais domésticos permaneçam no ambiente.

• Faça a limpeza nasal

A limpeza com soro fisiológico ajuda a eliminar a secreção, liberar a passagem de ar e manter a mucosa nasal hidratada.

• Evite exposição à poluição e fumaça de cigarro

Evite frequentar ambientes muito poluídos e o contato com fumantes. Não apenas a fumaça do cigarro, mas o cheiro na roupa ou nos cabelos podem desencadear uma crise alérgica.

Procure o médico alergista

Embora esses cuidados sejam efetivos para controlar os sintomas da rinite em bebês, é necessário que a criança seja acompanhada por um médico alergista. A ideia é evitar a recorrência dos processos alérgicos. Para isso, quando necessário, o alergista indica um tratamento mais específico com medicação. Entre em contato conosco e agende um horário!