Entenda o que é o corticóide, como ele age no organismo e quando o medicamento é indicado para o tratamento das alergias

Se você sofre de alergias, provavelmente já ouviu falar de corticóide. Mas você sabe exatamente o que é, como age no organismo e quando é indicado para o tratamento das alergias? Veja nesse texto tudo o que você precisa saber sobre essa medicação, incluindo os possíveis riscos associados.

O que são corticóides?

O corticóide é uma classe de medicamentos que têm ação anti-inflamatória. Eles são derivados do hormônio cortisol, que é produzido naturalmente pelo nosso organismo. Os corticóides geralmente podem ser usados de diferentes formas, incluindo em cremes, spray nasal, injeções e comprimidos. De todo modo, o tipo de corticóide e a forma como ele é administrado dependem do tipo e da gravidade dos sintomas.

Tratamento das alergias

Quando seu corpo detecta uma substância estranha, como um alérgeno, ele responde produzindo histamina e outros compostos inflamatórios. Essas substâncias causam sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão. Os corticóides ajudam a reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas das alergias.

Em geral, medicamentos a base de corticoide são usados para tratar uma ampla variedade de doenças inflamatórias, incluindo alergias como rinite alérgica, asma, anafilaxia, dermatites e distúrbios autoimunes e reumatológicos como lúpus, artrite, entre outros.

De todo modo, os corticóides não são a primeira linha de tratamento para todas as alergias. Outros tratamentos, como anti-histamínicos e descongestionantes, podem ser mais adequados para alguns casos. Somente o médico alergista poderá determinar o melhor curso de tratamento para você.

Além disso, a medicação pode ter efeitos colaterais e deve ser usada com cautela e pelo menor tempo possível. Seu uso prolongado ou de forma inapropriada pode causar efeitos adversos simples ou complicações.

Riscos associados aos corticóides

A medicação também pode ter efeitos colaterais. Entre os mais comuns estão estrias, hematomas e agitação. Do mesmo modo, por ter uma ação supressiva, a pomada corticóide pode diminuir a espessura da pele, além de causar ressecamento e vasinhos aparentes.

Acne, rosácea, dermatite perioral, púrpura também podem ser resultado do uso da pomada. Além disso, o medicamento também interfere na síntese de melanina, levando ao surgimento de áreas mais claras que no resto da pele.

Entre os efeitos sistêmicos associados geralmente ao uso de corticóides tópicos de alta potência estão a síndrome de cushing, a hiperglicemia, a diabetes melito e a hipocalcemia.

Por outro lado, um efeito colateral comum dos corticóides é o aumento da glicose no sangue. Isso pode ser um problema para pessoas com diabetes ou outras condições que afetam o açúcar no sangue. Além disso, eles podem causar retenção de líquidos, o que pode levar a inchaço e ganho de peso.

Assim, para um tratamento seguro e com o menor risco possível, é importante procurar um médico alergista para determinar o que é melhor para o seu caso específico.

Entre em contato e agende uma consulta.