Uma crise alérgica pode ser uma ocorrência perigosa se não tratada de maneira correta e rapidamente. Aprenda a reconhecer os sinais
Os sinais de uma crise alérgica nem sempre são os mais óbvios. Geralmente as pessoas esperam reações locais e mais comuns ou ainda os mesmos sintomas que um conhecido já teve. Mas não é bem assim que acontece.
Uma reação alérgica pode ser uma ocorrência perigosa se não tratada de maneira correta e rapidamente. Aprenda a reconhecer sinais importantes que podem indicar uma crise alérgica.
1- Coceira na boca
Formigamento e coceira no palato (conhecido como céu da boca) ou língua podem ser sintomas da síndrome de alergia oral. É uma hipersensibilidade que indica que o organismo respondeu ao que foi exposto. Como consequências da reação, o paciente também pode vomitar e apresentar reações na pele.
2 – Dores abdominais
Apesar de mal interpretadas, as dores abdominais também podem indicar uma crise alérgica. Causada geralmente por alergia alimentar, o incômodo pode vir em forma de cólicas ou mesmo pressão no estômago.
3 – Náusea e vômito
Em alguns casos, as dores abdominais podem evoluir para náuseas e até mesmo vômito. Como são sintomas característicos de outros vários problemas, a hipóteses de crise alérgica não deve ser descartada. Por isso é importante relacionar todos os alimentos ingeridos.
4 – Diarréia
Já a diarréia pode vir acompanhada ou não do quadro de náusea e vômito. Seja como for, é um sintoma que precisa ser investigado, principalmente se for persistente.
5 – Inchaço
Início de inchaço na língua ou garganta pode ser sinal de uma crise alérgica intensa e que precisa de atendimento médico de emergência. Isso porque o inchaço pode acabar dificultando a respiração. Geralmente, o inchaço vem acompanhado de tosse seca e rouquidão.
6 – Falta de ar
Outro sintoma que carece de atendimento com urgência é a falta de ar. Pode vir acompanhado de tosse, chiado no peito e cansaço e indicar uma alergia respiratória, por exemplo.
De qualquer forma, é preciso atenção ao próprio corpo para conseguir decifrar com facilidade os sinais de uma crise alérgica.
Ao perceber os sintomas, procure um médico alergista para definir o melhor tratamento. O ideal é que ele indique o que fazer quando os sinais aparecerem novamente.