Além de doenças, a deficiência de vitamina D pode provocar queda de cabelo, fragilidade nas unhas e dificultar a concentração

Se você não tem o costume de se expôr ao sol e passa boa parte do dia em ambientes fechados, muito provavelmente você pode vir a ter uma deficiência de vitamina D. Conhecida também como a “vitamina do sol”, a deficiência de vitamina D é causada, principalmente, pela falta de exposição solar.

No entanto, outros fatores como pigmentação da pele, idade avançada e baixa qualidade da alimentação também podem contribuir para que essa vitamina fique em queda no seu organismo.

Atuando em diversos órgãos e também no fortalecimento do sistema imunológico,  a vitamina D colabora na produção de cálcio e do fósforo, combatendo doenças como câncer, osteoporose e problemas cognitivos.

Além das doenças, a falta dela pode provocar queda de cabelo, fragilidade nas unhas e dificultar a concentração. Veja alguns sinais que podem indicar que você precisa de uma suplementação dessa vitamina.

Sinais de deficiência de vitamina D

Fraturas frequentes

Com a redução nos níveis da vitamina D, diminui também a absorção de cálcio, mineral que desempenha papel fundamental na saúde, densidade e desenvolvimento dos ossos. Como resultado, o paciente pode sofrer fraturas ou dores ósseas com maior frequência.

Baixa imunidade

A deficiência de vitamina D diminui a habilidade do organismo de combater vírus e bactérias. Assim, o paciente acaba contraindo resfriados e outras doenças com maior facilidade.

Demora na cicatrização

Por atuar a favor da pele e das boas células, quando o corpo fica com o índice dessa vitamina baixo, ele pode ter dificuldades para ajudar na cicatrização de ferimentos simples, como ralados e pequenos cortes.

Cansaço constante

Falta de energia e cansaço ao realizar atividades simples do cotidiano. Ou a sensação de dormir e acordar cansado.

Dificuldade de concentração

Dificuldade para se concentrar ou concluir uma explicação pode significar que seu cérebro não está funcionando como deveria. Do mesmo modo, a velocidade no processamento das informações e a memória também podem ser afetadas com a falta do nutriente.

Tratamento

Se você sente alguns dos sintomas acima, procure um médico para verificar a taxa de vitamina D no seu organismo. O médico pode avaliar seu estado geral de saúde e solicitar exames de dosagem para avaliar a necessidade de suplementação de vitamina D.

A princípio, pessoas jovens que tenham uma vida ativa e pratiquem atividades ao ar livre geralmente não apresentam carência de vitamina D.

No entanto, há grupos que merecem mais atenção. Como grávidas e lactantes, obesos, acamados, idosos em geral, pessoas com problemas de má absorção, pacientes com doença renal crônica, mulheres em idade próxima à menopausa e outros.

É possível fazer a suplementação de vitamina D com cápsulas, comprimidos, gotas ou mesmo injeção. Aqui na Alergoclínica nós fazemos esse tratamento. Entre em contato para mais informações.!