A dermatite seborreica, é uma inflamação crônica bem comum que se manifesta onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas

Também conhecida como caspa, eczema ou sebopsoríase, a dermatite seborreica, é uma inflamação crônica bem comum que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Geralmente, o couro cabeludo, o rosto e as orelhas são os locais mais comuns, mas o problema também pode atingir as costas e dobras da pele, por exemplo.

Lesões

A doença não é contagiosa e se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas. Posteriormente, acontece uma descamação que pode ser seca ou gordurosa e causa coceira.

A dermatite seborreica é mais comum em homens. Geralmente, apresenta períodos de melhora e de piora dos sintomas e pode ser influenciada pelos hábitos de vida da pessoa.

Quando acomete bebês, é chamada de crosta láctea e atinge o couro cabeludo, com camadas amarelas ou marrons. No entanto, no caso de crianças, essa condição é temporária e inofensiva.

Causas

A inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos e até mesmo fatores psicológicos. Alergias, estresse, fadiga, baixa temperatura, medicamentos e excesso de oleosidade na pele podem causar a dermatite seborreica.

Além disso, a proliferação do fungo chamado Pityrosporum ovale também pode originar a doença.

Tratamento da dermatite seborreica deve ser indicado pelo seu médico. Acredita que tem esse problema? Entre com contato conosco e agende seu horário!

Acompanha a Alergoclínica também no Instagram!

Veja mais notícias sobre alergias e outras doenças!