Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento. Confira dicas para aliviar a coceira e diminuir os incômodos da dermatite atópica

Marcada por ressecamento e pequenas lesões, a dermatite atópica causa coceiras quase incontroláveis. Para alguns pode até parecer um problema simples, mas o sintoma pode diminuir consideravelmente a qualidade de vida de uma pessoa, causando transtornos e até depressão. Veja alternativas para aliviar a coceira da dermatite atópica.

Coceira X Dermatite Atópica

A doença é uma condição inflamatória que causa reações quando a barreira cutânea não está em seu melhor estado. Desse modo, a dermatite atópica leva a irritação na pele, geralmente na parte interna dos cotovelos, atrás dos joelhos e nos pulsos. Ou seja, basicamente em todos os lugares que temos juntas.

Apesar de não ter cura, a dermatite atópica tem tratamento. E, por mais que seja difícil, é preciso controlar o impulso de coçar. Isso porque arranhar a pele seca só piora a situação. Como resultado, a sua pele passa a coçar ainda mais.

Assim, quanto mais você tenta aliviar, mais coceira vai sentir e pior ficará o seu eczema. Embora no início, pareça melhorar o desconforto, o ato de se arranhar, só aumenta o problema.

Algumas técnicas podem ajudar a aliviar a coceira, mas é indispensável fazer uma avaliação com médico alergista e seguir o tratamento recomendado. Confira dicas para aliviar a coceira e diminuir os incômodos da dermatite atópica.

Como aliviar a coceira da dermatite atópica

Faça uma hidratação gelada

É bem simples. Deixe o frasco de um hidratante na geladeira para que você possa passar nos locais onde sente a coceira. A hidratação gelada dá um alívio maior no prurido do que quando feita na temperatura ambiente.

Compressa

Além de impedir que você consiga lesionar a pele com as unhas, colocar uma barreira, como uma faixa ou atadura, ajuda manter a hidratação quando usadas com água e hidratante.

Faça pressão

Em vez de coçar, experimente fazer uma pressão sobre o local onde surge o incômodo para aliviar a coceira. Além disso, você pode passar gelo ou água fria no local.

Mantenha o tratamento em dia

Quando o tratamento não está em dia fica realmente complicado controlar os sintomas da dermatite atópica. Pomadas anti-inflamatórias ajudam a aliviar a coceira quando há inflamação.

Para isso, consulte o médico alergista para saber quais são as melhores opções de hidratantes para o seu caso, assim como o anti-histamínico indicado e a pomada anti-inflamatória.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe as dicas da Alergoclínica também no Instagram!