As temperaturas mais baixas coincidem com o período mais seco. Veja como sofrer menos com as alergias respiratórias no frio

Já contamos por aqui que o frio por si só não agrava as alergias respiratórias. No entanto, a mudança brusca de temperatura é sim um problema. Além disso, hábitos ligados a esse período podem comprometer o tratamento. Veja algumas dicas para sofrer menos com as alergias respiratórias durante o inverno.

Alergias respiratórias X Frio

A chegada do frio na maior parte do país coincide com o período mais seco do ano. Assim, a combinação entre tempo frio e seco é perfeita para o aumento da incidência das alergias respiratórias. Além disso, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal também são problemas frequentes desse período.

Como agravante para o caso das alergias respiratórias durante a época de maior frio está o uso de cobertores e casacos guardados há muito tempo. Do mesmo modo, nessa estação, as janelas ficam mais fechadas. Diminuindo a circulação de ar e permitindo maior contato com os ácaros.

É durante o inverno que as crises de rinite ficam mais frequentes. Isso porque o contato com o ar frio é irritante para a mucosa nasal, provocando a coriza e obstrução. Ao mesmo tempo, quem tem rinite alérgica normalmente já tem a mucosa inflamada, tornando essa reação ao frio ainda pior.

Como sofrer menos durante o inverno?

Veja 7 dicas para sofrer menos com alergias respiratórias durante o frio.

Identificar o alérgeno

O primeiro passo e mais importante para evitar que o desconforto fique ainda maior durante o inverno é identificar a causa da alergia. Assim, será possível evitar o contato com o alérgeno.

Fazer a lavagem nasal

Lavar o nariz com soro frequentemente também é importante para preservar a mucosa nasal.

Use nebulizador e toalha molhada

Para diminuir os efeitos da baixa temperatura e aumentar a umidade do ar, é interessante usar nebulizadores. Além disso, toalhas molhadas podem ser esticadas pela casa.

Aumente a ingestão de água 

Mesmo com o tempo mais seco, é comum diminuir o consumo de água por conta da baixa temperatura. Esteja atento e não cometa esse deslize.

Reforce a limpeza de casa

Uma das principais causas de alergias respiratórias, os ácaros se alojam em diversos pontos da casa. Travesseiros, sofá, tapete são ambientes perfeitos. Então, é extremamente importante reforçar a limpeza nessa época. Veja aqui como limpar a casa de um alérgico.

Lave as roupas de frio antes de usar

Tanto os cobertores e roupas que estão guardadas há certo tempo devem ser lavadas antes do uso, porque acumulam bactérias.

Procure tomar sol

Mesmo no frio, procure tomar um pouco de sol diariamente. Ele é fonte de Vitamina D, que está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico.

De qualquer forma, é interessante manter as suas consultas de rotina com o alergista principalmente nessa época do ano.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

Veja mais notícias e dicas sobre alergias, doenças e tratamentos!

Entre em contato e agende um horário!

WhatsApp chat