Os principais sinais do edema de glote são a falta de ar repentina ou mesmo a incapacidade de respirar

Também conhecido como angioedema de laringe, o edema de glote é resultado de uma reação alérgica grave que provoca inchaço repentino na garganta, impedindo a passagem de ar para os pulmões.

O edema surge na porção final da laringe, que tem a função de impedir a entrada de alimentos nos pulmões. Geralmente, o problema é provocado por uma reação alérgica aguda a medicação, alimentos e picada de insetos.

Sinais do edema de glote

Os principais sinais do edema de glote são a falta de ar repentina ou mesmo a incapacidade de respirar. No entanto, outras manifestações podem surgir antes do inchaço na garganta, como manchas avermelhadas pelo corpo e edema dos lábios e rosto.

Além disso, o paciente pode sentir uma coceira na garganta, rouquidão, chiado na respiração e forte dor abdominal pouco antes do edema surgir. Em geral, ele surge minutos ou poucas horas depois do contato com a substância a qual a pessoa é alérgica.

O problema é facilmente diagnosticado pelo médico através da análise dos demais sintomas e por inspeção instrumental da glote. No entanto, é preciso agir rápido, pois o paciente corre risco de vida. Busque  uma emergência médica ou ligue para o SAMU (192).

Enquanto espera, procure se o paciente não tem um medicamento para alergia e o mantenha deitado e com as pernas elevadas. Essa posição facilita a circulação sanguínea.

Tratamento e prevenção

O tratamento mais comum em casos de edema de glote é a administração de adrenalina, um hormônio neurotransmissor capaz de induzir a contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, diminuir o inchaço.

A maioria dos casos tem rápida melhora com os primeiros cuidados. No entanto, nos casos de não haver uma resposta rápida ou onde esse atendimento inicial não for possível, o paciente pode precisar de uma traqueostomia.

Por isso, é recomendado a pacientes com histórico de reação alérgica grave, que carreguem a medicação prescrita por seu médico para o tratamento da crise assim que ela se inicia. Além disso, as injeções de adrenalina e corticoide oral são essenciais para conter o avanço do problema.

Entre em contato conosco e agende um horário! Cuide da sua alergia!

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat