Pessoas de pele clara têm mais risco de desenvolver a fotodermatite. Veja o que causa a reação e como deve ser o tratamento

A fotodermatite é uma reação alérgica que ocorre quando a luz ultravioleta reage com determinadas substâncias químicas na pele. O problema causa erupções cutâneas que podem levar semanas e até meses para cicatrizar completamente.

A alergia aparece frequentemente em crianças, incluindo bebês por não terem imunidade ainda contra a doença. Por outro lado, pessoas de pele clara têm maior risco de desenvolver o problema.

Causas da fotodermatite

Entre os itens que podem reagir com a luz estão medicamentos, produtos de limpeza, plantas, perfumes, creme hidratante e até mesmo alimentos comuns como cenoura e aipo. Além disso, a combinação de sol e piscina também pode causar a alergia.

Sintomas da fotodermatite

Os sintomas da fotodermatite aparecem na região da pele que teve contato com o produto irritante. No local, a pele fica espessa, avermelhada, pode descascar e apresentar fissuras doloridas. Em alguns casos, as lesões podem causar coceiras.

A parte superior do tórax, os braços, dorso das mãos e rosto são os principais locais. Mas quando não tratadas, as lesões podem se espalhar a outras partes do corpo que não tiveram contato com os irritantes.

A reação geralmente aparece 24 horas depois da exposição, mas pode levar até meses para desaparecer por completo. No entanto, quando aparece novamente, pode ter características totalmente diferentes.

Tratamento

Antes de mais nada, evitar a exposição solar é uma das primeiras atitudes para se prevenir a fotodermatite. O tratamento é semelhante ao usado para queimaduras solares. Compressas frias podem ajudar com a sensação de coceira e queimação.

Do mesmo modo, loções de calamina, aloe vera ou hidrocortisona também podem aliviar os sintomas. Por outro lado, o inchaço e coceira só desaparecem com o uso de anti-histamínicos.

Ao perceber os sintomas, procure um médico para confirmar o diagnóstico e recomendar os medicamentos específicos. Em alguns casos, quando não tratadas, as erupções podem se romper e provocar infecções.

Em casos suspeitos, agende um horário e fale com nosso médico alergista, Dr. Luiz Melo.