Sensação de sempre gripado pode ser alergia, cuidado! Fique atento para descobrir o que pode estar causando alergia em você, a famosa rinite alérgica
Todo mundo tem um amigo, colega de trabalho ou conhecido que parece estar sempre gripado, não é mesmo? Ou é você a pessoa que o nariz está sempre entupido? Sempre com mal-estar, respirando com dificuldade, se entupindo de remédios sem saber direito a causa daquilo tudo…
Bom, você não é o único. A “síndrome do nariz entupido” é muito maior do que imagina e tem muita gente por aí sofrendo do mesmo mal.
E o que muita gente não sabe é que poucas vezes a causa é de fato uma gripe ou um resfriado. As alergias são as maiores causadoras do nariz sempre entupido.
Para se ter uma ideia, a rinite alérgica afeta 500 milhões de pessoas em todo o mundo. A grande maioria das pessoas apresentam os sintomas antes dos 20 anos de idade.
Rinite alérgica
A rinite é uma inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal, induzida pela exposição a alérgenos. Esses causadores de alergia vão afetar principalmente o nariz, os olhos e os seios da face de quem tem alergia.
Algumas vezes, a alergia afeta também a garganta e os ouvidos. São sintomas parecidos com de uma gripe, mas não há vírus causando o mal estar.
“A obstrução nasal é o pior sintoma dos pacientes, na maioria das vezes. Algumas vezes, quando o paciente se deita, a sensação é de sufocamento quase que completo”, explica o especialista em alergia e imunologia da Alergoclínica, Dr. Luiz Melo.
Em muitos casos, o sufocamento acaba levando ao ronco, fazendo com que o próprio paciente acorde ou, no mínimo, quem dorme ao lado ou perto.
Principalmente nas crianças, é frequente os pais reclamarem que elas passam a respirar só pela boca, ficando de boca aberta e não se alimentando direito.
Muitas vezes, o alérgico só descobre o problema quando aparecem as consequências da alergia.
Os dentes começam a ficar fora da posição correta, não se consegue mais manter a boca fechada e a voz fica fanhosa, só saindo “pelo nariz”. Às vezes, o paciente já precisa até usar aparelho nos dentes para corrigi-los, explica Dr. Luiz.
Identificação do alérgeno
Se seu nariz está sempre entupido e você já percebeu que não é uma gripe constante, o próximo passo é identificar o que está causando essa reação alérgica em você.
“São diversos os alérgenos da rinite. Os principais são ácaro, mofo, fungos e os pelos dos animais”, relata o médico. Para identificar o causador da alergia são feitos testes cutâneos, de laboratório e de contato.
Com o diagnóstico, é a hora de tratar. Mesmo que a alergia seja ao animal de estimação, por exemplo, não é necessário se afastar ele, nem viver com o nariz sempre entupido, explica Dr. Luiz Melo.
“Apesar de alergia não ter cura, o sofrimento diário de quem tem rinite não precisa existir e continuar atrapalhando a vida do alérgico. A medicina existe para permitir uma convivência pacífica e sem sofrimento com os alérgenos”, completa.
Existem vários tratamentos para a rinite alérgica e o famoso nariz entupido. Os principais são a partir de antialérgicos específicos.
Em muitos casos, no entanto, o paciente precisa ir além e fazer um processo de imunologia. Ele tomará vacinas para que o corpo aprenda a se defender dos alérgicos e não cause mais reações.
Aqui na Alergoclínica nós fazemos imunologia e o tratamento completo para sua alergia, seja ela qual for.
Entre em contato conosco.
Trackbacks/Pingbacks