Entenda os motivos e o que fazer para respirar tranquilo enquanto dorme
É só deitar para dormir e o nariz entope… O sono chega e vai embora na dificuldade de respirar… Infelizmente, quem tem rinite sabe que essas duas frases relacionadas ao nariz entupido ao dormir são comuns durante a noite.
Algumas coisas influenciam esse quadro, segundo o especialista em alergia e imunologia da Alergoclínica, Dr. Luiz Melo.
Alterações no corpo
No período da noite, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.
Durante o dia, a produção hormonal é reduz as reações inflamatórias e os sintomas tendem a diminuir.
Além disso, a secreção que é produzida no fundo do nosso nariz acaba se acumulando por não estarmos conscientes.
“O tempo todo nosso nariz produz uma secreção que é gotejada na garganta. O movimento natural do trato respiratório vai encaminhando essa secreção para o estômago, fazendo uma drenagem natural. À noite, com nossa cabeça na posição horizontal, esse movimento natural diminui, reduzindo a proteção natural e acumulando secreção”, explica Dr. Luiz Melo.
Para pessoas que sofrem muito com o nariz entupido enquanto dormem, o médico indica também o uso de travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.
Nariz entupido ao dormir e o ronco
A crise de rinite à noite e o nariz entupido podem facilitar o ronco. Esse é um problema comum entre paciente com rinite.
A rinite, como uma reação alérgica, acaba fazendo com que os cornetos nasais, um tecido no fundo do nariz, inche.
Quando ele incha, a entrada e saída do ar acaba prejudicada e faz com que haja uma vibração do trato respiratório que produz os roncos.
“Se a saída e entrada de ar for pela boca, o ronco será ainda mais intenso”, completa Dr. Luiz Melo.