Veja o que fazer para aproveitar o Natal e as festas de fim de ano mesmo com alergia alimentar
Para muitas pessoas que têm alergia alimentar, o Natal e as festas de fim de ano podem ser difíceis. Mas não precisa ser assim. Com controle da alergia e cuidado redobrado, é possível curtir as Festas e comer bem, sem sofrimento.
Natal e alergia alimentar: o que você precisa saber
Para começar, nunca se esqueça que alergia alimentar é coisa séria, no Natal ou em qualquer época do ano.
Se você tem alergia, já confirmou ou suspeita, a recomendação é sempre evitar os alimentos que provocam reação alérgica em você.
Comeu e começou a se sentir mal? Vá para a emergência e busque ajuda imediatamente. Nada de se arriscar!
Dicas para aproveitar as festas
Pense nas possibilidades conhecendo suas limitações
Você conhece seu corpo e as reações. Então, prefira alimentos na ceia que não te causarão problemas. Existem várias receitas diferentes que podem ser adaptadas para cada tipo de alergia.
Não tenha receito de comunicar às pessoas sua alergia
Muitas pessoas escondem alergias para evitar problemas no círculo de amizade ou na família para evitar se apontado como “fresco” ou “chato” com comida.
Converse, explique para as pessoas que sua saúde está em primeiro lugar e aponte opções que não utilizem aqueles alimentos ou sugira levar um prato diferente – sem o alérgeno – para também conhecerem.
Crie novas memórias afetivas
Aquele alimento da infância que você tem alergia hoje não precisa ser um peso agora que não pode mais comê-lo. Crie novas memórias, novos pratos que são possíveis para você, sem criar riscos para sua saúde.
Natal e alergia alimentar podem, sim, estar em harmonia. Acredite!
Alergia tem controle! Cuide-se!
E conte com a Alergoclínica para cuidar da sua saúde. Agende um horário conosco!