Também conhecida como choque anafilático, a anafilaxia é a reação alérgica mais grave que existe. Consiste em uma manifestação generalizada, de instalação rápida e que pode ser mortal. Em geral, é desencadeada pelo próprio organismo quando existe reação a algum tipo de alérgeno.

Alergias que podem resultar em anafilaxia

As causas mais habituais de anafilaxia são as alergias alimentares, alergia a medicamentos e alergia à picada de abelhas ou vespas. Por outro lado, os doentes com asma ou doenças cardiovasculares são os que possuem um maior risco de apresentar reações anafiláticas mais graves.

Em geral, as causas mais comuns de anafilaxia costumam variar de acordo com a idade do paciente. Em adultos, a principal causa são os medicamentos, entre os quais se destacam os antibióticos da família da penicilina e os anti-inflamatórios. A alergia alimentar também é muito comum, principalmente com frutos do mar.

Além disso, o risco de anafilaxia também ocorre durante uma cirurgia com anestesia geral. Por outro lado, em crianças, a causa mais comum é a alergia a alimentos como leite, ovo e trigo. No entanto, em alguns casos, não é possível identificar uma causa, passando a ser chamado de anafilaxia idiopática.

Sintomas que antecedem a anafilaxia

Os sintomas de anafilaxia surgem de forma repentina, por isso é preciso bastante atenção para reconhecer os sinais e agir com rapidez. Veja os sintomas mais comuns:

• Sensação de garganta se fechando
  • Vermelhidão na pele
  • Inchaço dos lábios e língua
  • Coceira por todo o corpo ou em pontos específicos
  • Dificuldade para respirar
  • Cólica abdominal
  • Vômito

Tratamento e prevenção

Caso perceba alguns dos sintomas da anafilaxia, é recomendado procurar uma emergência médica. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Geralmente a primeira medida é a administração de adrenalina injetável.

Depois disso, a pessoa fica em observação no hospital, onde são monitorados os seus sinais vitais. Além disso, em alguns casos, pode ser necessário administrar oxigênio e outros medicamentos.

Uma pessoa que já tenha sofrida um choque anafilático deve procurar um médico alergista para identificar a causa da reação. Com exames específicos é possível apontar o alérgeno provável responsável pela anafilaxia.

É recomendado que esse paciente use identificação de alerta médico detalhando as alergias conhecidas para auxiliar a prestação de socorro. Além disso, as pessoas que convivem com o paciente, seja em casa, trabalho ou escola, devem ser alertados sobre o problema e orientados sobre o que fazer em caso de emergência.

O melhor tratamento é sempre a prevenção. Se você identificou ou suspeita que tem alguma alergia, procure um médico alergista para o diagnóstico e tratamento.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!