Embora os termos “atopia” e “alergia” sejam frequentemente usados de forma alternada, trata-se de duas situações diferentes. Entenda o que é atopia, como o problema pode ser tratado, qual a causa e a diferença entre alergia.

Atopia é a tendência genética de desenvolver doenças alérgicas. Ou seja, é a chance do filho herdar uma alergia dos pais. De todo modo, a atopia trata-se apenas de uma predisposição de desenvolver algum tipo de reação alérgica. Não quer dizer necessariamente que isso acontecerá.

No caso da atopia, a resposta exagerada do sistema imune é mediada pela IgE. Assim, todas as doenças atópicas são distúrbios de hipersensibilidade tipo I, que é imediata, se manifestando geralmente em até 1 hora após o contato com o alérgeno. As doenças atópicas geralmente afetam o nariz, olhos, pele e pulmões, se manifestando através da dermatite, conjuntivite, rinite, asma ou mesmo todos os problemas simultaneamente.

Marcha atópica

Quando um paciente desenvolve vários desses distúrbios, a condição é tratada como uma marcha atópica. Na marcha ocorre uma progressão sequencial de doenças atópicas diferentes. Na maioria dos casos, as alergias na pele antecedem o desenvolvimento de problemas respiratórios, mas não é uma regra e não quer dizer que todos os pacientes vão passar por essa sucessão.

Diferença entre alergia e atopia

Agora que você já sabe o que é atopia, é preciso entender que, basicamente, todas as doenças atópicas são alérgicas. No entanto, nem toda alergia é atópica. A alergia é uma resposta exagerada do sistema imune a uma substância geralmente inofensiva. Esse alérgeno não é uma ameaça para a maioria das pessoas, mas para pacientes alérgicos, é uma ameaça.

Por outro lado, a atopia  é como uma alergia pouco específica. Ou seja, não há um único agente capaz de funcionar como gatilho das reações alérgicas. Pessoas atópicas podem ter reações súbitas e, em casos extremos, podem evoluir com obstrução das vias aéreas, situação que precisa de providências imediatas.

Tratamento

Com o tratamento adequado, é possível aliviar os sintomas e impedir o avanço das reações alérgicas da atopia. Uma das principais medidas é identificar o que causa as reações e evitar o contato com as substâncias.

O tratamento preventivo é fundamental para impedir a progressão da marcha atópica. Como o mais comum é que as manifestações comecem na pele, é imprescindível buscar tratamento para controlar a dermatite atópica. Dessa forma, diminui-se a gravidade do problema, as reações incômodas e ainda reduz também as chances de evoluir para outras manifestações.

Converse com um médico alergista e veja quais as opções para o seu caso. Para alguns pacientes, a imunoterapia também pode ser indicada. A vacina faz com que o paciente consiga alcançar um estado de tolerância a determinada substância, interrompendo o processo de progressão.