A palavra dermografismo vem do grego e significa “escrever na pele”. O problema também é conhecido como urticária dermográfica ou dermatografismo

Sabe aquela marca que fica na pele após usar uma roupa muito apertada? Geralmente, após alguns minutos ela desaparece em algumas pessoas, já em outras, a pressão na pele, pode desencadear uma coceira intensa, calor e desconforto. Entenda o que é dermografismo e como é feito o tratamento.

O que é dermografismo?

A palavra dermografismo vem do grego e significa “escrever na pele”. O problema também conhecido como urticária dermográfica ou dermatografismo, é um tipo de urticária crônica que deixa a pele marcada por vergões após atrito ou pressão.

As lesões, caracterizadas pelo inchaço local, é uma reação inflamatória exagerada que pode ser provocada por roupas apertadas, um arranhão ou até o simples ato de carregar uma sacola.

Isso acontece por conta da presença de mastócitos na superfície da pele. Estas células liberam histamina, substância responsável pelo inchaço cutâneo, sem que haja a presença de antígenos. Assim, quando a pressão física rompe a membrana que envolve o mastócito, há uma reação exagerada caracterizada por edema avermelhado na pele.

O problema pode ser confundido com uma alergia ao objeto que causou a lesão, como o tecido da roupa, por exemplo. A reação, no entanto, se limita ao mesmo formato do estímulo causado. Por isso, a expressão “escrever na pele”.

Tratamento

O dermografismo atinge 5% da população e apesar de os sintomas serem leves na maioria dos pacientes, alguns têm a sua qualidade de vida afetada, interferindo no sono, lazer e no trabalho.

Além disso, situações de stress e ansiedade podem agravar o quadro. Do mesmo modo, altas temperaturas (seja do clima ou mesmo do banho no chuveiro quente) podem piorar o quadro.

O problema pode aparecer em pessoas de qualquer idade, mas costuma ser mais comum entre adultos jovens. O pico de maior incidência de casos é em jovens com 21 a 39 anos. Além disso, aqueles que já tem pele seca ou sofrem com dermatites, desenvolvem um risco mais elevado.

O tratamento é voltado, antes de mais nada, para a prevenção. Ou seja, evitando os fatores que desencadeiam a reação. O médico alergista, no entanto, pode receitar anti-histamínicos ou antialérgicos. Além disso, outras medidas simples podem ajudar a prevenir os sintomas, como manter o organismo e a pele hidratados, evitar banhos longos e quentes, roupas coladas e dar preferência para toalhas macias.

Se você desconfia que tenha dermografismo, marque uma consulta para diagnóstico e tratamento necessário.