Patch test é um exame capaz de identificar substâncias responsáveis pelo surgimento da dermatite de contato alérgica

Considerado o padrão-ouro no diagnóstico da dermatite de contato alérgica, o Patch Test ou teste de contato é um exame que identifica a causa da alergia.

Geralmente, o processo inflamatório na pele é causado pela exposição a substâncias presentes em perfumes, esmaltes de unha, tecidos, bijuterias, e produtos de limpeza. Com o teste, é possível determinar a exata causa, evitar o contato e, assim, prevenir as alergias.

Como é feito o Patch Test?

Para fazer o Patch teste são colocadas substâncias específicas em contato com a pele nas costas ou antebraço do paciente. Entre essas substâncias estão as principais responsáveis por causar alergias na pele, como o níquel, couro, tintas, plástico, cimento e borracha.

O procedimento é rápido e seguro e pode ser feito no consultório do médico alergologista. Não é necessário usar agulhas.

Na hora do teste, a pele deve ser limpa com álcool antes da aplicação das substâncias.

Analisando os resultados

Com base na análise dos resultados do Patch Test, o médico vai indicar o tratamento mais adequado.

De qualquer forma, com o conhecimento do que causa as reações alérgicas, já é possível modificar hábitos e eliminar o contato com o alérgeno.

Aqui na Alergoclínica nós realizamos testes de alergia e todo o tratamento para garantir sua saúde e qualidade de vida.

Entre em contato e agende um horário.

Acompanhe mais notícias sobre alergias, doenças e tratamentos.

Confira também conteúdos no nosso Instagram!