O umidificador de ar pode ser bom para rinite, mas em algumas situações, ele pode até piorar os sintomas. Entenda

Durante o inverno no Brasil, algumas regiões sofrem com o clima seco. O ar mais frio e seco pode desencadear quadros alérgicos, com a inflamação da mucosa nasal. As vias respiratórias superiores não conseguem drenar e funcionar de forma adequada e as noites passam a ser bem incômodas. No consultório, é comum os pacientes questionarem se o umidificador é bom para rinite.

A resposta, no entanto, não é a mais exata. Depende da situação.

Umidificador de ar é bom para rinite?

O umidificador de ar pode ser bom para rinite, mas em algumas situações, ele pode até piorar os sintomas. De fato, o ar seco pode ser um agente irritante para a mucosa nasal. Inclusive, o ar frio e seco é uma das razões pelas quais os sintomas pioram bastante no inverno. Por esse lado, fazer uso do umidificador poderia melhorar os sintomas, uma vez que o aparelho faz esse trabalho de aquecer e umidificar o ar.

No entanto, a alta umidade do ambiente, pode elevar bastante a população de ácaros e de fungos, que são agentes desencadeantes da rinite alérgica em muitos pacientes. Desse modo, fazer uso do umidificador de ar poderia até piorar os sintomas.

Por isso, a decisão de usar ou não o umidificador pode não ser tão simples. O ideal é, antes de mais nada, avaliar se a umidade relativa do ar está abaixo dos 30%. Quando nesse nível o uso do umidificador de ar pode sim ser bom para rinite. Já durante os meses de verão, quando chove mais, não há necessidade.

De todo modo, mesmo no inverno, não abuse do recurso. Se o aparelho fica ligado continuamente, o excesso de água no ar pode ser absorvido pelas paredes e armários, favorecendo a proliferação de fungos.

Ao serem inalados, esses seres microscópicos irritam as vias respiratórias e acabam prejudicando pacientes com quadro de rinite. Então, se for usar, observe se há melhora ou piora dos seus sintomas, conferindo se o umidificador é bom para o seu caso de rinite.

Alternativas ao uso do umidificador

Se o umidificador piorar seus sintomas, suspenda o uso e capriche na hidratação. Beba bastante água e faça a lavagem nasal com soro fisiológico. Você também pode usar o recurso do recipiente com água no quarto ou ligar o umidificador de ar apenas durante um período da tarde, desligando antes de dormir.

Agende um horário conosco e venha cuidar da sua rinite!