Um dos principais benefícios da imunoterapia é justamente aumentar a imunidade do organismo. Veja como é o tratamento para alergias

A imunoterapia é um tipo de tratamento preventivo, em forma de vacina, que busca diminuir a sensibilidade de pessoas que se tornaram alérgicas a alguma substância. O objetivo principal da imunoterapia é aumentar a tolerância do sistema imunológico do alérgico. Desse modo, a estratégia é capaz de modificar a evolução natural da alergia. Veja quais são os benefícios da imunoterapia.

Como funciona a imunoterapia

A vacina para alergia é um tratamento utilizado há mais de 100 anos e consiste na introdução de mínimas porções da substância a que a pessoa é alérgica. Dessa forma, o tratamento é feito a longo prazo, buscando diminuir aos poucos a sensibilidade do paciente a algumas substâncias.

A vacina é elaborada de forma personalizada, de acordo com o grau de sensibilidade de cada paciente, mas basicamente é feita com o próprio alérgeno causador do problema. As aplicações são feitas por médico alergista e em ambiente preparado para lidar com eventuais emergências.

De todo modo, nem sempre a aplicação é feita através de injeções. Em alguns casos é usada a medicação sublingual. Então de início, são aplicadas doses pequenas, aumentando em intervalos seguros, até atingir uma concentração de manutenção. Esse tratamento pode durar entre 1 e 5 anos. Assim, aos poucos, a imunoterapia vai induzindo a melhora e até remissão da alergia e prevenindo o agravamento.

Benefícios da imunoterapia

Um dos principais benefícios da imunoterapia é justamente aumentar a imunidade do organismo para lutar contra vírus, bactérias, doenças autoimunes e até o câncer. No caso de alergias, há imunoterapias específicas para cada tipo de alérgeno. Veja os benefícios da imunoterapia para o tratamento de alergias.

• Aumento da resposta imune
  • Redução dos sintomas e até remissão da alergia
  • Previne o agravamento das reações alérgicas
  • Previne o surgimento de sensibilização para outros alérgenos
  • Impede a evolução de uma alergia para outro tipo
  • Melhora a qualidade de vida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a vacina para alergia nos casos de rinite, asma, conjuntivite e pacientes com reações graves (anafiláticas) a picadas de insetos como abelha, vespa, marimbondo e formiga.

Quer saber se é possível tratar a sua alergia com imunoterapia? Entre em contato com a Alergo Clínica e marque uma consulta para avaliação.

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!