A urticária pode provocar lesões avermelhadas, inchaço e coceira. Veja quais são os diferentes tipos de urticária, a origem e o tratamento

Um dos tipos de alergia de pele mais comum, a urticária pode provocar lesões avermelhadas, inchaço e coceira. A origem e o grau de intensidade são variadas, assim como também o tratamento. Veja quais são os diferentes tipos de urticária, bem como o tratamento ideal para cada caso.

Tipos de urticária

Urticária aguda

Costuma ser uma das mais simples de identificar. Geralmente é uma reação de hipersensibilidade a uma substância aplicada na pele ou a um alimento ingerido. Como por exemplo peixe, amendoim ou chocolate. Quando tratada, os sintomas desaparecem após algumas semanas.

Urticária crônica

Já o tipo crônico demora mais de mês para desaparecer e é desencadeado por estímulos físicos, como frio e calor. Mas também é possível que o quadro não tenha causa aparente e é conhecido como urticária crônica espontânea. Assim, para determinar melhor a origem, é preciso fazer uma biópsia.

Urticária colinérgica

Mais comum em adolescentes, as reações surgem após o aumento da temperatura corporal. Esse aquecimento pode ser tanto por atividade física, como por questões emocionais. Além disso, a produção excessiva de suor também pode provocar reações.

Urticária física

Popularmente conhecida como urticária de pressão. É um dos tipos de urticária menos frequente e acontece quando o paciente mantem uma parte do corpo pressionada por muito tempo. Assim, quando o contato é interrompido, há um processo de reação na região.

Urticária ao frio ou ao calor

Esse tipo de urticária é diagnosticado quando o paciente se queixa de placas vermelhas espalhadas pelo corpo. Geralmente é acompanhada de pouca coceira e aparece após o contato com água muito quente ou muito fria. Raramente está relacionada à temperatura do ambiente.

Urticária aquagênica

Conhecida popularmente como alergia à água, a urticária aquagênica é uma doença extremamente rara. Ao ter contato com a água, o paciente sente coceira e queimação na pele, desenvolvendo manchas vermelhas e irritadas no local.

Tratamento para os diferentes tipos de urticária

Em geral, o tratamento dos tipos agudos da urticária é feito com anti-histamínicos e, se graves, com um pouco de corticoide.

Já para o tratamento das urticárias físicas é indicado o uso de profilático e anti-histamínicos. Caso não tenha o resultado esperado, é feita a imunoterapia específica.

Lembrando que o diagnóstico exato do tipo de urticária e a determinação do tratamento ideal é feito por médico alergista. Ele é quem determina a medicação mais eficaz para cada caso, após analisar os sintomas, exames e histórico clínico do paciente.

Além disso, cada tipo de tratamento tem suas particularidades, como o limite de tempo para determinadas medicações. Outro exemplo é o caso da urticária de pressão, que é resistente aos anti-histamínicos. Por isso é sempre importante fazer todo o tratamento conforme recomendação do médico alergista.

Agende seu horário e cuide da sua alergia!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!

WhatsApp chat