O uso prolongado ou de forma inapropriada da pomada corticoide pode causar efeitos adversos simples ou complicações

A pomada corticoide é um dos medicamentos mais populares quando se trata de alergia na pele. É indicada pela amiga, pela vizinha ou ainda pelo próprio médico que receitou uma vez há 3 anos, mas você já logo se automedicou usando a prescrição antiga.

A pomada corticoide, no entanto, deve ser usada somente com orientação médica e estritamente durante a quantidade de dias indicada pelo profissional. Além disso, a pomada pode ter indicações diferentes dependendo do tipo de corticoide presente na composição.

É classificado como anti-inflamatório esteroidal e sua função é reduzir as inflamações na pele, diminuindo a reação do sistema imunológico.

Considerado um medicamento potente, o corticoide deve ser utilizado pelo menor tempo possível. Seu uso prolongado ou de forma inapropriada pode causar efeitos adversos simples ou complicações como a síndrome de cushing e a diabetes.

Entenda quais são os riscos associados ao uso da pomada corticoide

Por ter uma ação supressiva, a pomada corticoide pode diminuir a espessura da pele, além de causar ressecamento, estrias e vasinhos aparentes.

Acne, rosácea, dermatite perioral, púrpura também podem ser resultado do uso do fármaco. Além disso, o medicamento também interfere na síntese de melanina, levando ao surgimento de áreas mais claras que no resto da pele.

Entre os efeitos sistêmicos associados geralmente ao uso de corticóides tópicos de alta potência estão a síndrome de cushing, a hiperglicemia, a diabetes melito e a hipocalcemia.

Quem não deve usar

Grávidas, lactantes, pessoas com feridas na pele e crianças com menos de um ano não devem usar esse tipo de medicamento.

Apesar dos riscos, o uso da pomada corticoide é benéfico no tratamento de várias condições. O importante é seguir sempre a prescrição médica. É fundamental que o uso não seja aleatório e por tempo indeterminado.

Cuide-se! Agende um horário conosco!