Já teve a sensação de que a sua alergia piora à noite? Será que é apenas uma impressão ou os sintomas tendem a se intensificar mesmo? Entenda.

Você já deve ter reparado que no fim do dia a tosse aumenta, a coceira se acentua e o nariz fica ainda mais entupido. Mas por que será que a alergia piora à noite? Seria apenas uma impressão? Entenda.

A alergia realmente piora à noite?

Não é impressão. Alergias como asma, rinite, urticária e dermatite podem piorar durante a noite e atrapalhar a qualidade do seu sono. Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais. A produção de alguns hormônios cai, favorecendo o aparecimento das reações alérgicas.

Já durante o dia, a produção hormonal reduz as reações inflamatórias e os sintomas tendem a diminuir. Assim, geralmente os sintomas de alergias respiratórias como asma e rinite são mais intensos à noite, fazendo com que o paciente seja acordado várias vezes por conta da tosse ou falta de ar.

Do mesmo modo, aqueles que têm rinite alérgica sofre com a obstrução nasal, chegando ao ponto de causar roncos e atrapalhar até mesmo o sono de terceiros. Por outro lado, algumas alergias de pele, como dermatite atópica e urticária, também podem prejudicar o sono, já que as coceiras ficam mais intensas durante a noite.

Por que a tosse causada por alergia piora à noite?

Como o quarto é um ambiente em que habitam diversos alérgenos e muitas vezes está fechado, a hora de dormir acaba sendo um período de contato com esses agentes. Ácaros podem habitar o colchão, travesseiros, cortinas e tapetes do quarto. Do mesmo modo, o mofo das paredes também pode ser um problema, assim como o animal de estimação dormindo no mesmo ambiente.

Portanto, quem tem alergia à poeira ou animais domésticos está sujeito a tossir mais na hora de dormir. Além disso, quando estamos deitados, pode ocorrer um gotejamento pós-nasal, causando uma coceira na garganta e provocando a tosse.

Congestão nasal

O gotejamento também deixa as vias aéreas mais congestionadas durante a noite. É certo que o nariz produz essa secreção durante todo o tempo, mas enquanto estamos em pé, o movimento natural do trato respiratório vai encaminhando a secreção para o estômago. Assim, é feita uma drenagem natural.

Por outro lado, à noite, com a cabeça na posição horizontal, esse movimento diminui, reduzindo a proteção natural e acumulando secreção. Com a congestão nasal, uma pressão se forma ao redor do nariz, olhos e testa aumentando ainda mais o desconforto.

Coceiras

A coceira típica de alergia também piora à noite. Isso acontece por conta de fatores anti-inflamatórios (protetores do nosso organismo) que são produzidos em maior quantidade durante o dia e há uma diminuição do seu nível à noite, quando aumentam os fatores pró-inflamatórios no corpo. Além disso, a privação do sono aumenta a inflamação, dando origem a um ciclo vicioso.

Se você tem alguma alergia que piora à noite, procure um médico alergista para verificar a melhor forma de tratamento. O sono é fundamental para o descanso físico e mental. Uma noite mal dormida pode trazer consequências no humor, concentração e na realização de simples tarefas no dia a dia. 

Entre em contato e agende um horário conosco!

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat