Os sintomas podem ser parecidos, mas é importante saber identificar a diferença entre bronquite e asma para seguir a conduta mais adequada diante das crises

Você consegue identificar a diferença entre bronquite e asma? Os dois problemas atacam as vias respiratórias, provocando sintomas semelhantes, como falta de ar, chiado no peito, tosse e respiração ofegante.

A confusão aumenta porque, muitas vezes, a asma é chamada de bronquite asmática ou asma brônquica. No entanto, são problemas diferentes.

A asma é uma doença crônica que costuma estar associada a um processo alérgico. Já a bronquite geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana ou pelo tabagismo.

Importância de identificar o problema

Os sintomas podem ser parecidos, mas é importante saber identificar a diferença entre bronquite e asma para seguir a conduta mais adequada diante das crises.

A asma é causada pela inflamação das vias aéreas inferiores. Quando essa região está inflamada, ocorre o estreitamento dos bronquíolos e a respiração fica mais difícil, provocando tosse e chiado no peito.

Já a bronquite é inflamação dos brônquios, órgãos responsáveis por levar e trazer o ar a cada respiração. 

Consulte um médico alergista! Agende um horário conosco!

Acompanhe as dicas da Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat