Alergia é coisa séria e tem tratamento! Mas, em alguns casos, a alergia é preocupante e você precisa agir rápido. Veja quando

Existem reações alérgicas leves, moderadas e, em alguns casos, graves. As alergias graves são preocupantes e precisam de ação rápida do alérgico e de quem está ao redor.

Quando a alergia é preocupante?

Chamamos de alergias preocupantes aquelas que podem causar choques anafiláticos – estágio mais grave de uma reação alérgica, que pode levar ao fechamento da garganta, impedindo a respiração.

Para identificar o choque anafilático é preciso reconhecer os sintomas. Veja alguns deles:

• Aumento dos batimentos cardíacos
  • Dificuldade de respirar
  • Chiado no peito
  • Tosse
  • Dor de estômago
  • Inchaço nos lábios, garganta ou língua
  • Náusea e vômito
  • Suor frio e pele pálida

Outro sintoma do choque é o edema de glote. Também conhecido como angioedema de laringe, ele é resultado de uma reação alérgica grave que provoca inchaço repentino na garganta, impedindo a passagem de ar para os pulmões.

O edema surge na porção final da laringe, que tem a função de impedir a entrada de alimentos nos pulmões. Geralmente, o problema é provocado por uma reação alérgica aguda a medicação, alimentos e picada de insetos.

Emergência

A qualquer sintoma, leve a pessoa alérgica ao pronto socorro ou chame uma ambulância.

Mantenha a calma, ligue para o 192 ou leve a pessoa ao pronto-socorro mais próximo certificando-se de ajudá-la a respirar.

É importante tentar manter o alérgico consciente e respirando. Deitar e levantar as pernas pode facilitar a circulação sanguínea.

Alergia tem tratamento

Se você suspeita que tem alguma alergia, é essencial identificar e, a partir do diagnóstico, tratar. Assim, você evita que sua alergia torne-se preocupante e não corre riscos.

Alergia é coisa séria! Cuide-se! Consulte um alergista!

Entre em contato conosco e agende um horário!