Além de minimizar os sintomas da alergia, o médico alergista trata problemas relacionados ao sistema imunológico

Cerca de 30% da população possui algum tipo de alergia, mas ainda assim, há um certo desconhecimento quanto a medicina especializada no tratamento desse tipo de problema. Afinal, o que o médico alergista trata exatamente?

Alergista trata o que?

Também conhecido como alergologista, o médico alergista está apto a tratar várias doenças alérgicas e também do sistema imunológico. Ele atua de forma próxima, ou mesmo complementando, o trabalho de outros especialistas.

Isso porque o alergista auxilia no processo de diagnóstico de áreas como pneumologia, otorrinolaringologia e dermatologia para estudar a melhor condução dos casos dos seus pacientes.

Entre os problemas mais comuns que podem ser tratados por esse médico estão as alergias respiratórias como asma e rinite, alergias alimentares e alergias cutâneas, como dermatites e urticárias.

Além disso, problemas imunológicos, como infecção de repetição também estão ao alcance dos cuidados do alergista, que atende tanto adultos como crianças.

Como funciona o trabalho do alergista

Geralmente, o médico começa sua consulta fazendo uma análise clínica e do histórico do paciente. Ele também investiga as condições do ambiente em que o alérgico vive, os sintomas mais comuns, quando eles se manifestam e se há algum histórico de alergia na família.

Quando o paciente está em crise, ele tem a chance de analisar os sinais característicos da alergia. O médico alergista ainda avalia as disfunções do sistema imunitário, que podem comprometer as defesas do organismo e deixar a pessoa mais suscetível a doenças, alérgicas ou não.

Alguns exames podem ser solicitados, além dos testes de alergia para confirmar o quadro e dar início ao tratamento adequado, buscando minimizar ou até eliminar as crises.

As pessoas alérgicas geralmente convivem constantemente com sintomas como: espirros, nariz entupido, manchas pelo corpo, coceira, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, tosse, reações a alimentos, a remédios e falta de ar.

Então, agora que você já sabe o que o alergista trata, se você sente algum destes sintomas com frequência, é hora de buscar esse especialista.

Entre em contato e agende uma consulta. Nosso consultório fica em Brasília.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat