Conhecer os principais sintomas é essencial para ajudar a identificar as causas e buscar tratamentos para alergias

Perceber e reconhecer as reações alérgicas mais comuns do seu corpo é essencial para identificar as causas e buscar um bom tratamento para o problema.

As reações podem variar de corpo para corpo, a partir da individualidade de cada paciente, mas há sintomas mais comuns entre os alérgicos.

Tosse, espirros e falta de ar, por exemplo, são reações alérgicas que podem ser confundidas com dezenas de outras doenças.

Como identificar as reações alérgicas mais comuns

Tosse: É comum em quadros alérgicos, principalmente quando falamos de rinite alérgica e asma. Quando a origem é alérgica, a tosse é seca e persistente.

Espirros: Normalmente vêm acompanhados de coceira no nariz e coriza. Também são comuns em alergias respiratórias.

Lacrimejamento: Outra reação típica de quem sofre de alergia é o lacrimejamento, mais comum quando acontece uma conjuntivite alérgica ou alergias oculares em geral.

Além de consultar um médico alergista, pessoas com alergias oculares não devem se automedicar com colírios. O indicado é manter sempre as mãos limpas, evitar contato com os olhos, usar compressas de água fria e evitar uso de maquiagem nos períodos de crises.

Coceira: A coceira é outro sintoma comum e acontece quando existe uma reação do corpo que estimula terminações nervosas da pele. Pode vir acompanhada de sintomas como vermelhidão, bolhas ou feridas, normalmente causadas justamente pelo ato de coçar.

Falta de ar: É uma queixa comum em 30% dos pacientes que procuram o médico. O desafio é descobrir a causa desse sintoma, para que o tratamento certo seja prescrito. As alergias respiratórias podem estar por trás de uma crise de falta de ar, também muito associada a asma.

Diagnóstico

Em todos os casos, o diagnóstico correto da causa da reação alérgica é o primeiro passo para um bom tratamento.

As reações alérgicas mais comuns podem evoluir para casos mais graves conforme aumenta o seu contato com o alérgeno, por isso, cuidado! Cuide-se!

Testes alérgicos e a análise clínica de um médico alergista, acompanhados de exames laboratoriais, serão essenciais para escolher a melhor forma de tratamento.

Alergia tem tratamento! Entre em contato e agende sua consulta!

Acompanhe a Alergoclínica também no instagram!