A avaliação médica é imprescindível para identificar o fator responsável pela rinite infantil e estabelecer a melhor forma de tratamento

A rinite é um dos principais problemas respiratórios na primeira infância. Embora muitas vezes confundida com um resfriado, a inflamação geralmente é causada por alérgenos que estão no ar que respiramos, como poeira, pêlo de animal, fumaça e poluição, por exemplo. Entenda como identificar e prevenir a rinite infantil.

Como identificar a rinite infantil

A rinite infantil é uma inflamação nas mucosas nasais, podendo ter origem alérgica ou não. Embora não seja um problema com graves consequências, a rinite acaba reduzindo a qualidade de vida e principalmente do sono da criança, impactando também na saúde da família. Um bebê com desconforto e dificuldades para dormir, atrapalha toda a rotina da casa.

Para identificar a rinite é importante que os pais estejam atentos ao comportamento da criança. Os principais sintomas da inflamação são o nariz entupido e a coriza. Assim, é comum que a criança sinta coceira e uma certa irritação, levando a mão com frequência até o nariz e ficando mais impaciente que o habitual.

Além disso, outros sintomas como olhos lacrimejando, tosse, espirro e ronco durante o sono podem ser percebidos. De todo modo, é preciso que a criança seja analisada pelo médico para confirmar o problema. A avaliação do profissional também é imprescindível para identificar o fator responsável pela inflamação e indicar a melhor forma de tratamento para cada caso.

Prevenção

No caso de o problema ter origem alérgica, o mais comum é que os sintomas sejam acionados quando há contato com poeira, ácaro, pólen e pêlos. Já o tipo não alérgico pode ser causado por fungos, vírus e bactérias. Assim, a melhor forma de prevenir a rinite infantil é evitar o contato com o agente irritante.

Uma mudança nos costumes da casa pode ser necessária. Uma das principais medidas é evitar o uso de tapetes e cortinas, usar aspirador no lugar de vassoura e limpar o piso e os móveis com pano úmido. Além disso, é importante não deixar expostos objetos que possam acumular poeira, como bichos de pelúcia, livros e revistas.

Considere usar protetores no colchão e travesseiro da criança e faça a lavagem nasal com frequência.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe mais informações sobre alergias no Instagram!