Veja como tratar a rinite na gravidez e o que pode ser feito para amenizar os sintomas que tanto incomodam nos meses de gestação

Os meses de gestação à espera do bebê têm diferentes sintomas a depender de cada mulher. Em alguns casos, um outro problema pode incomodar a mamãe: a rinite na gravidez.

Os sintomas costumam aparecer no segundo ou terceiro trimestre da gestação, quando há um aumento dos níveis de estrogênio no corpo da mulher.

A alteração hormonal acaba deixando nosso organismo mais vulnerável, interferindo diretamente no sistema imunológico.

Aí aparecem os sintomas: nariz entupido, espirros frequentes, coceira, coriza e olhos lacrimejando são alguns sinais que podem apontar rinite na gestação.

A estimativa dos médicos é que 20% das mulheres gravidas apresentem alergia durante os quase 10 meses de gestação. Rinite, asma e dermatite atópica são as alergias mais comuns desse período.

Como tratar a rinite na gravidez

Grávidas não podem tomar uma série de remédios e aí surge a pergunta mais frequente no consultório: como tratar a rinite sem prejudicar o bebê?

Normalmente a rinite gestacional atinge pacientes que já têm alguma alergia respiratória.

É comum que a grávida fique com ambas as narinas bloqueadas e que o problema dure até seis semanas – uma rinite prolongada.

Se esse é o seu caso, busque ajuda de um médico alergista para avaliar o caso e identificar a melhor forma de tratar.

Algumas atitudes podem ajudar muito:

• Lavar o nariz com soro fisiológico diversas vezes ao dia pode trazer alívio, pois hidrata o canal respiratório;
  • Beber bastante água também é importante;
  • Dormir com travesseiros mais elevados também é uma forma natural de aliviar o incômodo.

Medicação

Em hipótese alguma você deve utilizar medicação sem acompanhamento e indicação médica. Isso vale para todas as pessoas e é um cuidado redobrado em caso de futuras mamães.

A recomendação vale, inclusive, para descongestionantes nasais. Devido à alta concentração de sódio em sua fórmula, a medicação pode prejudicar a saúde do bebê.

Normalmente, algumas semanas após o parto a mulher dá adeus ao incômodo da rinite na gravidez.

Se você já tem alergia, é importante ajudar a prevenir as crises alérgicas na gestação.

Mantenha o ambiente sempre limpo, não duram no mesmo cômodo que os pets e evite acumuladores de ácaros, mofo e poeira. Uma casa arejada e ventilada ajudará a evitar crises alérgicas.

Se você tem alergias e vai engravidar ou já está sofrendo com a rinite na gravidez, entre em contato. Agende um horário conosco e cuide da sua saúde!