Entenda o que é rinite ocular e como um problema respiratório pode ter alguma relação com a infecção nos olhos

Já ouviu falar de rinite ocular? O problema na verdade se trata de um quadro de conjuntivite alérgica, que é frequentemente associado aos casos de rinite. A ligação entre os problemas acontece porque a alergia nos olhos é mais comum de acontecer em pessoas que possuem alergia respiratória, rinite ou sinusite.

Então, durante a crise pode ocorrer uma inflamação da conjuntiva, provocando a sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, coceira e também o lacrimejamento. Além da causa, outra diferença da conjuntivite alérgica para o tipo não alérgico é o tempo de duração dos sintomas.

No casos de conjuntivite infecciosa, os sintomas duram de uma a duas semanas. Por outro lado, na forma alérgica, com administração do anti-histamínico, já no segundo dia os sintomas tendem a diminuir.

Rinite ocular X Conjuntivite alérgica

Diferente dos tipos viral e bacteriana, a conjuntivite alérgica (ou rinite ocular) não é contagiosa, uma vez que o processo inflamatório é provocado por agentes alergênicos. Os mais comuns são os ácaros, o pólen e a poeira.

Embora com menor frequência, alguns medicamentos, alimentos e produtos de beleza também podem desencadear a doença. Além da rinite, outros problemas podem estar associados a uma alergia ocular, como a asma e a dermatite atópica.

Geralmente, os sintomas se apresentam simultaneamente nos dois olhos. Já no caso viral e bacteriana, primeiro um dos olhos é afetado e, depois, contagia o outro.

Tratamento

É um problema de fácil solução, mas, em casos mais graves pode prejudicar, inclusive, a visão. Para o tratamento da conjuntivite, o médico alergista poderá indicar o uso de colírios hidratantes e ainda antialérgicos, dependendo da gravidade dos sintomas.

Por outro lado, a principal forma de aliviar o incômodo da conjuntivite alérgica é identificar o alérgeno e evitar o contato com as substâncias que provocaram a alergia. Além disso, o tratamento da conjuntivite alérgica precisa ser em conjunto com a rinite para ter os sintomas de ambas as doenças controlados.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe a Alergoclínica também no instagram!