Manchas vermelhas no rosto podem ser sinal de rosácea ou alergia. Mas como diferenciar?

Marcas avermelhadas e coceira no rosto podem indicar rosácea ou alergia. Embora seja comum confundir os dois problemas, eles têm outras características distintas que ajudam identificar cada caso. Veja algumas dicas para diferenciar e tratar essas condições.

Rosácea ou alergia: as principais diferenças

Rosácea:

• Acomete mais mulheres na fase adulta e de pele clara
  • Atinge primeiramente e principalmente as bochechas
  • Os vasos sanguíneos ficam aparentes na pele
  • A pele fica bem ressecada
  • A rosácea causa coceira e ardência

Alergia:

• Coceira isolada
  • Pode se manifestar em qualquer parte do rosto
  • Pode afetar qualquer pessoa, independente de idade ou sexo
  • As manchas são formadas por placas vermelhas
  • Pode haver inchaço

O que é Rosácea?

Trata-se de um problema vascular inflamatório da pele do rosto com diferentes graus de intensidade. Além de fatores externos como mudança de temperatura, doenças inflamatórias intestinais e alterações emocionas podem ativar a rosácea. A rosácea é uma doença que não tem cura. No entanto, é possível controlar os sintomas.

No primeiro grau da rosácea, a pele fica vermelha. Geralmente, quem tem a doença já tem a pele mais seca e sensível, então a coceira fica inevitável. Já no segundo grau, há um processo inflamatório e aparecem bolinhas vermelhas. No terceiro grau da rosácea todos os sinais anteriores são somados à pele espessa e nódulos com pus.

O tratamento é diferente para cada grau da doença, indo desde o uso de antibióticos a aplicação de laser. Como medidas preventivas, é aconselhado manter a pele sempre bem hidratada, evitando exposição ao sol e mudanças bruscas de temperatura. Alimentos muito quentes e condimentados também devem ser evitados.

O que é Alergia?

No caso da alergia, ela é uma reação exagerada do sistema imunológico a uma substância externa. Essa reação pode acontecer de diferentes formas e muitas delas aparecem no rosto. Os sinais, no entanto, costumam desaparecer depois de um determinado período, diferente da rosácea que fica fixa.

Outras alergias de pele, como a dermatite de contato, podem até deixar marcas fixas, mas se diferenciam da rosácea pelo inchaço e uma espécie de ferida, chamada de eczema.

Outra alergia que pode acometer o rosto é a dermatite atópica, que pode ser diferenciada por apresentar os mesmos sinais em outras partes do corpo, além de outras doenças atópicas relacionadas, como asma e rinite.

O tratamento das alergias varia de acordo com o tipo, gravidade e frequência dos sintomas. Medidas preventivas como mudança de hábitos e controle ambiental podem ajudar a evitar as crises. Além disso, algumas alergias podem ser curadas com vacinas.

De qualquer forma, para um diagnóstico exato entre rosácea ou alergia, é indispensável a consulta com um médico alergista.

O profissional vai avaliar histórico clínico, hábitos, perfil do paciente e realizar os testes e exames necessários para detectar o problema em específico e a melhor abordagem para o tratamento.

Entre em contato conosco e agende seu horário!