É possível manter o sintomas da dermatite atópica sob controle. Veja alguns cuidados simples que podem ajudar no controle das crises alérgicas

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite atópica é um processo inflamatório crônico da pele. Os sintomas da dermatite atópica são vários. Geralmente ela se manifesta com lesões avermelhadas, que coçam muito e, às vezes, descamam. A doença afeta principalmente crianças, mas pode durar até a fase adulta.

O diagnóstico precoce e o tratamento correto orientado por um médico alergista pode evitar as crises. No entanto, você pode tomar alguns cuidados afim de controlar os sintomas da dermatite atópica. Veja algumas dicas:

Atenção à limpeza da casa

Poeira é um prato cheio para alergias. Cuidar bem da limpeza da sua casa pode ajudar a aliviar as crises. Por outro lado, a ausência pode piorar os sintomas da dermatite atópica. Veja aqui como limpar a casa de um alérgico.

Evite produtos de limpeza

Mas na hora de fazer a limpeza doméstica, tome cuidado com os produtos que utiliza. Evite contato com detergentes e desinfetantes. Eles podem agravar o seu quadro alérgico. Dê preferência a produtos naturais ou limpe tudo apenas com água.

Evite coçar

A coceira é um dos sintomas mais incômodos da dermatite atópica É quase impossível resistir ao impulso, mas para evitar piorar as lesões, evite coçar.

Busque tratamento para as infecções

O paciente com dermatite atópica tem uma pele mais sensível e com maior facilidade de infeccionar. Caso note alguma infecção, busque tratamento médico o quanto antes para que a situação não piore.

Evite alimentos que possam causar alergia

Os principais alimentos que estão relacionados com a dermatite atópica são o leite de vaca, de cabra, ovos, peixes, camarão, amendoim e milho. No caso de confirmação de alergia a algum desses alimentos, elimine imediatamente da dieta.

Evite banhos quentes

A água quente tende a deixar a pele ainda mais irritada e seca. Para aliviar os sintomas da dermatite atópica, o ideal é regular a temperatura da água entre morna e fria e limitar o banho a no máximo 10 minutos. Além disso, dispense a bucha e use sabonete neutro. Se for tomar mais de um banho por dia, não use sabonete.

Escolha bem as roupas

Evite roupas de lã ou de material sintético. Elas podem aumentar a sensibilidade da pele e agravar os sintomas da dermatite atópica.

Mantenha uma alimentação saudável

Evite industrializados e dê preferência a frutas, verduras e legumes. Além disso, tome muita água e pratique atividades físicas. Essas simples atitudes ajudam a amenizar a doença.