Também conhecida como eczema, a alergia nas mãos é uma reação do organismo a agentes externos considerados agressores. Entre as causas mais comuns estão os produtos de limpeza. Veja quais são os sintomas e o tratamento mais indicado para a alergia nas mãos.

Sintomas da alergia nas mãos

Os sintomas da alergia nas mãos podem surgir imediatamente ou até 12 horas após o contato com a substância agressora. Em geral, os principais sinais são:

  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Bolhas
  • Descamação
  • Pele muito ressecada
  • Inchaço
  • Inflamação

Os sinais podem aparecer em uma parte das mãos, apenas em uma delas ou nas duas ao mesmo tempo. Em casos de alergias menos graves, as mãos ficam apenas secas e com uma leve descamação. Por outro lado, em casos mais graves esses sintomas são mais intensos e até as unhas podem ser afetadas.

Causas dessa alergia

Geralmente, a alergia nas mãos não é causada por um episódio isolado, mas sim pelo acúmulo deles. Ou seja, o problema pode ser provocado pela exposição a substâncias agressoras no médio ou longo prazo, fricção constante na pele, além da predisposição genética.

Entre os alérgenos mais comuns estão os produtos de limpeza como cloro, detergente e sabão, bijuterias, esmalte, luvas de borracha e cosméticos. Esses itens podem remover a proteção natural da pele, deixando-a desidratada e desprotegida. Desse modo, a proliferação de microorganismo é facilitada.

É comum, por exemplo, o aparecimento de alergia em profissionais que precisam lavar as mãos com uma frequência maior. No entanto, qualquer pessoa pode ter esse quadro de alergia ao longo da vida, principalmente em tempos de pandemia, com o uso frequente do álcool em gel.

Tratamento

Assim como para outras reações alérgicas, a principal medida para prevenir a alergia nas mãos é evitar o contato com o agente causador. Por isso a importância de procurar um médico alergista para o diagnóstico e realização de testes para a identificação do alérgeno.

Essa confirmação é extremamente necessária antes de qualquer atitude, uma vez que a alergia nas mãos pode ser confundida com outros problemas como psoríase e com a desidrose, por exemplo.

Além disso, o tratamento específico e o tipo de medicamento a ser receitado depende do diagnóstico preciso.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!

WhatsApp chat