Descubra como funciona o teste cutâneo para alergia, quando é indicado e quais alergias ele pode identificar

O teste cutâneo para alergia é um dos métodos mais eficazes para identificar reações alérgicas a diferentes substâncias. Realizado por alergistas especializados, ele é fundamental para pessoas que sofrem com sintomas como espirros, coceira, erupções cutâneas ou dificuldade respiratória, ajudando a determinar a causa exata da alergia.  

O que é e como funciona o teste cutâneo para alergia?

O teste cutâneo é uma das estratégias usadas pelos médicos para descobrir se um paciente tem ou não uma alergia e o que especificamente causa a reação do organismo. Geralmente, a identificação do alérgeno é feita através da combinação do histórico clínico do paciente e dos resultados dos testes alérgicos ou de outros exames complementares. 

No caso do teste cutâneo, o procedimento envolve a aplicação de pequenas quantidades de alérgenos diretamente na pele, geralmente no antebraço ou nas costas. Também conhecido como prick test, nele o alergista coloca gotículas de alérgenos na pele e faz pequenas picadas superficiais. Após 15 a 20 minutos, verifica-se se há reações, como vermelhidão ou inchaço.  

Com o resultado, o médico pode confirmar a suspeita de alergias, identificar quais são seus agressores e ainda determinar o grau de sensibilidade. O teste é seguro e rápido e é indicado para identificar reações a pólen, ácaros, alimentos, fungos, pelos de animais, entre outros.  

Quando o teste cutâneo é indicado para identificar alergia?  

O teste cutâneo é indicado para identificar alergias respiratórias, alimentares, a picadas de insetos e a medicamentos. Geralmente é recomendado para pacientes que apresentam sintomas persistentes e não sabem exatamente a origem de suas alergias. 

Outros tipos de exames para alergias  

Além do teste cutâneo, existem outros métodos para diagnóstico:  

– Teste de contato (patch test): Usado para identificar dermatite alérgica. São aplicados adesivos com 30 substâncias diferentes nas costas do paciente, que permanecem por 48 horas.  

– Exame de sangue (IgE específica): Mede a presença de anticorpos relacionados à alergia no sangue.  

Onde fazer o teste cutâneo em Brasília  

Em Brasília, a Alergoclinica, localizada na Asa Sul, oferece diagnóstico especializado, como o teste cutâneo e o teste de contato. O Dr. Luiz Melo, médico responsável pela clínica, possui 28 anos de experiência em alergia e imunologia, garantindo atendimento de qualidade e orientações personalizadas.  

Para mais informações, entre em contato. 

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat