A tosse alérgica geralmente está associada a uma alergia respiratória como a rinite. Veja como diferenciar da tosse comum

A tosse é um reflexo do nosso organismo como forma de limpar as vias aéreas. Quando provocada por alergias, ela tem características específicas. Assim, a tosse alérgica é caracterizada por ser uma tosse seca persistente, que acontece por conta de uma reação do nosso organismo a um agente considerado agressor.

Geralmente, é provocada por fatores ambientais, como poeira, ácaro e pólen e muitas vezes está associada a uma alergia respiratória como a rinite. Contudo, ela também pode ser causada por perfume, pelo de animais, fumaça de cigarro e produtos de limpeza.

O mais comum é que a tosse alérgica se manifeste durante a primavera e outono. Mas o inverno também propicia o surgimento desse tipo de reação, já que é um período em que costumamos ficar mais em ambientes fechados, causando um acúmulo de substâncias alergênicas no ar.

Diferença entre a tosse alérgica e a comum

Saber exatamente a diferença entre a tosse alérgica e a tosse comum não é uma tarefa fácil. Geralmente, a tosse alérgica é mais seca e não apresenta sintomas como febre, fadiga ou falta de apetite.

Também é comum que essa crise de tosse se repita de forma semelhante e com frequência. Desse modo, é importante se atentar para como foi o início dessa tosse. Se foi após uma faxina, por exemplo, pode ser sinal de uma reação alérgica.

A tosse alérgica também pode vir acompanhada de uma sensação de coceira na garganta, coriza, congestão nasal e lacrimejamento. Mas esses não são sintomas obrigatórios.

De qualquer forma, o diagnóstico definitivo da causa de uma tosse só pode ser feito por um médico especialista após análise do histórico do paciente, avaliação clínica e exames complementares, quando necessário. 

Tratamento

Para o médico alergista definir a melhor forma de tratamento da tosse alérgica, é preciso identificar a causa especifica. Além disso, é preciso tratar também a alergia respiratória associada e buscar medidas de controle ambiental. Lembrando também de aumentar significativamente o consumo de água.

Agende um horário conosco!

Acompanhe as nossas dicas e conteúdos também no Instagram!

WhatsApp chat