A alergia à picada de formiga pode causar reações locais ou mesmo sistêmicas graves. Veja como tratar e prevenir o problema

Considerada inofensiva por muitos, a formiga pode causar reações graves a alérgicos. O inseto pode até ser comparado a algo extremamente frágil, mas a alergia à picada de formiga pode causar reações locais ou mesmo sistêmicas graves.

Por serem considerados insetos sociais, os acidentes envolvendo crianças e adultos são comuns. Dados indicam que 56,6 a 94,5% da população geral já foi picada pelo menos uma vez na vida por uma formiga.

O tipo mais comum encontrado no Brasil pertence à espécie Sonelopsis invicta, popularmente conhecida como formiga-de-fogo. Isso porque elas são tidas como agressivas e sua ferroada é comparada ao fogo na pele.

Tipos de reações a alergia à picada de formiga

Reações tóxicas podem ser provocadas pelas substâncias presentes no veneno das formigas. Cada espécie tem uma variedade principal de proteínas.

Desse modo, a picada de algumas formigas podem causar reações locais, com dor, vermelhidão, queimação e inchaço local. Já outras podem causar reações sistêmicas. Ou seja, coceira, placas no corpo, náuseas, vômitos e  queda da pressão arterial.

Além disso, as reações podem ser imediatas, ocorrendo nas primeiras quatro horas após a picada, ou ainda tardias, manifestando até dias após a picada.

Como evitar reações graves

Pacientes com histórico de alergia à picada de formiga devem procurar atendimento médico a fim de estabilizar os sintomas e evitar reações graves, como um choque anafilático.

Como forma de prevenção, é recomendado muita atenção à limpeza da casa, principalmente em locais de refeição.

Alguns tipos de formiga, como a lava-pés, também têm a picada muito dolorida, podendo causar reações até mesmo em pessoas que não são alérgicas.

Elas podem ser encontradas em jardins ou mesmo dentro de casa. Uma picada pode causar inchaço, ardência e até mesmo bolhas d’água na pele.

Tratamento para alergia a picada de formiga

O diagnóstico para alergia a picada de formiga é feito por meio de análise de histórico clínico, exame físico e testes de alergia. Desse modo, o tratamento é individualizado, com uso de medicamentos sintomáticos.

Além disso, o tratamento é dividido entre imediato e preventivo, sendo a vacina para alergia uma das melhores formas de prevenção.

Cuide da sua alergia! Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!