Entenda as diferenças entre a urticária aguda e o tipo crônico e quais são as causas da reação

Um dos tipos de alergia de pele mais comum, a urticária  é caracterizada por lesões avermelhadas, inchaço e coceira. Estima-se que até 30% de todas as pessoas já tiveram ou vão ter essa alergia em algum momento da vida. Os tipos mais comuns são a urticária aguda e a urticária crônica.

Urticária aguda

A urticária aguda geralmente tem duração inferior a seis semanas e não deixa cicatrizes. Pode surgir de repente, em qualquer região do corpo, e desaparecer espontaneamente para ressurgir depois em outro local.

A urticária aguda não tem risco de evoluir para uma reação grave, como o fechamento da garganta. Em muitos casos, é causada por alergias alimentares e picadas de insetos, mas também pode ser causada por vírus. A origem e o grau de intensidade são variados, assim como também o tratamento.

Urticária crônica

Tem duração maior do que seis semanas e os vírus podem ser uma das causas, embora a reação nem sempre tenha um motivo claro. Estímulos físicos, como frio e calor também podem causar reação, mas para determinar melhor a origem, é preciso fazer uma biópsia.

Em muitos casos, o problema pode estar associado a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

Sintomas

Na maioria dos casos, a urticária aparece acompanhada de coceira intensa na pele, o que pode incomodar muito e causar grande desconforto. Além disso, o problema pode vir acompanhado de outros sintomas, como inchaço nos olhos, boca ou mãos e pés, ardência e sensação de formigamento.

É interessante tirar fotos das reações para levar até o médico alergista, já que em muitos casos, a crise já passou no momento da consulta.

Do mesmo modo, o histórico clínico do paciente, os hábitos alimentares e o uso de medicamentos são dados importantes para diagnóstico da urticária. Exames de sangue e testes cutâneos podem ser úteis para identificar a causa e os fatores desencadeantes.

Entre em contato conosco e agende um horário!