Entenda o que é urticária colinérgica, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento, bem como dicas para evitar o problema

A urticária colinérgica é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de erupções cutâneas vermelhas e coceira intensa em resposta ao aumento da temperatura corporal. Essa condição dermatológica afeta muitas pessoas em todo o mundo e é desencadeada pelo calor do corpo. 

Entenda melhor o que é, quais são as causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e maneiras de evitar o problema popularmente conhecido como alergia ao suor ou urticária de calor. 

O que é a urticária colinérgica?

A urticária colinérgica é uma forma de urticária física, na qual a pele reage ao aumento da temperatura corporal. Assim, quando uma pessoa afetada por essa condição se expõe ao calor, seja devido ao exercício físico, estresse, banhos quentes ou outros fatores que elevam a temperatura do corpo, surgem lesões avermelhadas na pele, semelhantes a picadas de inseto. 

Essas erupções geralmente vêm acompanhadas de coceira intensa, podendo se espalhar por todo o corpo. Além  disso, o problema é mais comum em pessoas jovens e tende a ocorrer de forma recorrente.

Sintomas

Os sintomas da urticária colinérgica geralmente se manifestam poucos minutos após o aumento da temperatura corporal e geralmente desaparecem em poucas horas. Os principais sinais são: 

  • Erupções cutâneas avermelhadas e elevadas;
  • Coceira intensa na pele;
  • Sensação de queimação ou formigamento;
  • Lesões que podem se espalhar pelo corpo.

Causas 

Em resumo, a causa da urticária colinérgica é uma reação do organismo ao aumento da temperatura. Esse calor pode estimular as glândulas sudoríparas e os nervos colinérgicos, desencadeando a liberação de histamina e resultando nas lesões e sintomas característicos da urticária colinérgica.

Assim, tanto questões externas, como o próprio calor e a realização de atividades físicas, como questões emocionais, como estresse, ansiedade podem aumentar a temperatura corporal e ativar a liberação de histamina. Do mesmo modo, o consumo excessivo de bebidas e alimentos quentes ou apimentados também podem acabar causando a reação. 

Diagnóstico 

O diagnóstico da urticária colinérgica é feito por um médico alergista após avaliação dos sintomas, histórico clínico e relatos do paciente. O especialista em alergias também pode solicitar exames complementares, para confirmar o diagnóstico. Para tratar a urticária, medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos, podem ser indicados para aliviar a coceira e reduzir as erupções cutâneas. Em casos mais graves, podem ser utilizados medicamentos como corticosteróides.

Como evitar a urticária de calor?

Embora não seja possível prevenir completamente a urticária colinérgica, algumas medidas podem ajudar a evitar a ocorrência de erupções cutâneas. Essas medidas incluem evitar banhos quentes, exposição prolongada ao sol em dias quentes, práticas de exercícios físicos intensos e situações de estresse excessivo. Além disso, manter a pele fresca e utilizar roupas leves e respiráveis também pode ajudar a reduzir os sintomas. 

Em todo caso, consultar um médico especialista em alergias é fundamental para obter o tratamento adequado e encontrar alívio para os sintomas. A partir da análise dos principais gatilhos do paciente, o médico pode ajudar a apontar a melhor forma de prevenção para cada caso. Assim, é possível reduzir a frequência e a gravidade das crises.

Entre em contato com a Alergoclínica e marque uma consulta para avaliação.

Acompanhe a Alergoclínica também no Instagram!

WhatsApp chat