O principal sintoma da urticária crônica é a coceira, que reduz sensivelmente a qualidade de vida do paciente

Uma das alergias de pele mais comuns é a urticária, uma lesão cutânea, cuja principal característica é a formação de elevações circulares, vergões e inchaço. Entre os diferentes tipos, existe a urticária crônica, que pode demorar até meses para desaparecer, reduzindo a qualidade de vida do paciente.

Como identificar a urticária crônica

Geralmente, a urticária crônica é desencadeada por estímulos físicos, como frio e calor. No entanto, também é possível que o quadro não tenha uma causa aparente, sendo conhecido nesses casos como urticária crônica espontânea.

O maior sintoma dessa doença é a coceira, que reduz a qualidade do sono e, consequentemente, o rendimento no trabalho. Evite coçar a pele, particularmente nas áreas em que se desenvolveram as lesões. O ideal é aplicar compressa fria para aliviar a coceira. Além disso, boa parte dos pacientes apresentam um inchaço associado às lesões.

Apesar de não apresentar riscos à vida do paciente, as lesões podem ser incômodas e constrangedoras, desfigurando quando aparecem no rosto e afetando a socialização. Alguns estudos mostram que efeitos da urticária crônica atrapalham a qualidade de vida na mesma medida que a insuficiência cardíaca.

Sistema imunológico

Por outro lado, a urticária espontânea não afeta a saúde geral e não é hereditária. O quadro pode estar associado a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

De qualquer forma, para determinar melhor a origem do problema, é preciso fazer uma biópsia. Além disso, o histórico clínico do paciente, hábitos e o aspecto das lesões são dados importantes para que o médico alergista possa diagnosticar esse tipo de urticária..

Essa avaliação é muito importante, pois muitas vezes, a urticária crônica é confundida com reações alérgicas de menor gravidade.

Tratamento

Apesar de não ter cura, a doença pode ser controlada com medicamentos. O objetivo é a melhora dos sintomas. O tratamento, no entanto, é feito de forma individual, de acordo com as necessidades de cada paciente..

Entre em contato conosco e agende uma consulta!