Cerca de 10% das mulheres costumam apresentar crises recorrentes de inflamação, sendo recomendado o tratamento com vacina para candidíase

Causada pelo crescimento excessivo de um fungo chamado Candida albicans, a candidíase é uma infecção genital comum em mulheres em idade reprodutiva. O tratamento da candidíase ocasional geralmente é feito com pomadas de uso local e remédios antifúngicos.

No entanto, cerca de 10% das mulheres costumam apresentar crises recorrentes de inflamação sendo recomendado o tratamento com vacina para candidíase, a imunoterapia.

Isso porque a proliferação descontrolada dos fungos acontece em períodos de baixa imunidade do paciente. Em condições normais, esses fungos vivem no nosso organismo sem causar danos.

Mas em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a causar danos ao corpo. Entre os principais sintomas estão a presença de corrimento branco, coceira intensa e dor ao urinar.

Candidíase de repetição

Em casos de crises recorrentes, o problema costuma ser provisoriamente controlado com a medicação, mas não demora a se repetir. Nesses casos, é recomendado procurar um médico imunologista para primeiro identificar as possíveis causas da infecção recorrente. Ter mais do que três episódios de candidíase em um ano caracteriza um quadro de candidíase de repetição.

E apesar de vários outros fatores como o uso de antibióticos, diabetes, gravidez e hormônios também influenciarem no aparecimento da candidíase, uma das principais causas é a hipersensibilidade ao fungo. O problema pode ser diagnosticado através de exames de sangue e testes de imunidade e resolvido com a imunoterapia.

Como funciona a vacina para candidíase

O tratamento da candidíase de repetição é feito por meio de vacinas imuno estimulantes. Dessa forma, o paciente recebe uma dose do agente enfraquecido para que o corpo aprenda a se defender.

Ou seja, a vacina para candidíase vai modulando o sistema imunológico do paciente e fazendo com que este se torne mais resistente ao fungo. A duração do tratamento depende de cada caso, mas costuma ser de no mínimo seis meses.

Entre em contato para saber mais sobre o tratamento de imunologia da Alergoclínica!

Acompanhe nossas dicas e conteúdo também no instagram!