Consideradas estranhas e até mal compreendidas por muitos, as alergias raras podem ser um desafio até mesmo para os médicos

São muitas as causas das alergias. As mais comuns costumam ser a reação a poeira, alimentos e cosméticos. No entanto, há alguns tipos de alergias mais raras que são até consideradas bem estranhas.

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a algum estímulo considerado comum, como medicamentos, pólen ou fungos, por exemplo. Os sintomas são incômodos e comprometem a qualidade de vida, principalmente quando se trata de uma das alergias raras, que podem causar dúvidas e estranhamento até mesmo aos médicos.

Veja algumas das alergias mais raras do mundo

Alergia a água

A urticária aquagênica, conhecida popularmente como alergia à água, é uma doença extremamente rara. Após ter contato com a água, o paciente que apresenta essa condição sente coceira e queimação na pele, desenvolvendo manchas vermelhas e irritadas no local.

As reações são provocadas até mesmo pelas lágrimas. Embora não exista cura para a doença, o tratamento para aliviar o desconforto é feito com anti-histamínicos.

Alergia ao frio

A urticária ao frio, popularmente conhecida como “alergia ao frio”, é um subtipo de urticária induzida. As reações acontecem quando o paciente tem contato com líquidos, vento ou objetos frios.

E como frio entende-se qualquer temperatura abaixo da temperatura da pele. Cada paciente tem um limite de tolerância diferente, diante da qual os sintomas são desencadeados. Os sintomas são vermelhidão, dedos inchados, dor e queimação, coceira na pele e descamação.

Geralmente os sintomas surgem minutos após a exposição ao frio e as lesões ficam restritas às áreas em que houve a exposição. A urticária ao frio pode ocorrer em qualquer idade, porém, é mais frequente em adultos jovens.

Alergia ao sol

Alergia ao sol (também conhecida como urticária solar) é marcada por uma série de reações na pele após a exposição aos raios solares. Entre os principais sintomas estão vermelhidão, coceira, bolinhas brancas, sensibilidade e sensação de queimação.

Em casos mais graves, os sinais podem aparecer mesmo na pele que estava coberta pela roupa. Já nos casos mais simples, o problema é atenuado com o uso de protetor solar e o tratamento é feito com anti-histamínicos

Alergia ao sêmen

A hipersensibilidade ao esperma é uma reação alérgica às proteínas presentes no sêmen e os sintomas são ardência, queimação, inchaço, vermelhidão e coceira. O tratamento envolve o uso de antialérgico, medicamentos de uso vaginal e preservativo, impedindo o contato direto da vagina com o líquido.

Alergia a atividade física

Longe de ser frescura, existem pessoas que apresentam urticária e até anafilaxia quando se exercitam. Os sintomas mais comuns são coceira intensa, sensação de calor, ruborização,, inchaços, tonteira, vômitos, cólica e diarreia, Em algumas pessoas a reação só ocorre se tiver ingerido trigo ou alguma outra fonte de glúten antes da atividade física.

De todo modo, para todas essas alergias raras existem tratamentos. Se desconfia de alguma reação, procure o médico alergista para o correto diagnóstico. Entre em contato conosco e agende um horário!