Entender a diferença entre micose e alergia é essencial para saber como tratar e se livrar do incômodo

Embora sejam problemas bem distintos, é comum algumas pessoas confundirem micose com alergia na pele. E entender a diferença entre micose e alergia é essencial para um bom tratamento.

Qual a diferença entre micose e alergia?

A maior diferença está no fato de que a micose é contagiosa. Causada principalmente por fungos, ela pode ser transmitida ao compartilhar um alicate, por exemplo.

Já a alergia é uma característica genética e que se desenvolve em diferentes idades, sempre a partir do contato com o alérgeno – o causador da alergia.

Características

As reações características da micose são manchas brancas ou avermelhadas e ainda pequenas bolhas que geralmente se formam nas dobras do corpo, como axilas, virilha e entre os dedos.

Já as alergias na pele são uma resposta à exposição a algum alérgeno. Entre os mais comuns estão os cosméticos, bijuteria, medicamento e picada de inseto.

O tratamento da micose é feito de maneira pontual e local, já a alergia requer uma atenção contínua e ainda algumas adequações na rotina.

Como alguns sintomas são bem semelhantes, é fundamental que o diagnóstico seja feito por um médico alergista.

Aqui na Alergoclínica nós podemos ajudar você a identificar se o seu problema é micose ou alergia e a tratar.

A partir de testes de alergia conseguimos saber exatamente o que causa a reação no seu corpo e tratar. Alergia tem tratamento!

Agende um horário e conte conosco para cuidar da sua saúde!Contato

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!