Veja quais são e como identificar os sintomas da alergia respiratória. Saiba como aliviar crises e a importância da ajuda especializada
A alergia respiratória é uma condição comum, mas nem sempre fácil de identificar, já que os sintomas podem variar significativamente. Por isso, lidar com o problema e diminuir os impactos na qualidade de vida depende de um certo conhecimento a respeito do tema. Conheça os principais sinais indicativos de alergia respiratória e saiba como enfrentar as crises alérgicas.
Principais sintomas de alergia respiratória
Espirros frequentes: Um dos sintomas mais evidentes de alergia respiratória é o aumento de espirros, especialmente em ambientes específicos, como casas com mofo ou presença de ácaros.
Coriza e congestão nasal: A presença constante de coriza e congestão nasal, mesmo na ausência de resfriados, pode indicar uma resposta alérgica a partículas no ar.
Coceira nos olhos e garganta: Alergias respiratórias frequentemente causam coceira nos olhos e na garganta. Esses sintomas, no entanto, podem ser confundidos com outras condições, como resfriados.
Tosse persistente: Aquela tosse crônica, especialmente quando não associada a problemas respiratórios como asma, pode ser um sinal de irritação causada por alérgenos no ambiente.
Fadiga e irritabilidade: A constante exposição a alérgenos pode levar à fadiga e irritabilidade, afetando o bem-estar geral. Isso acontece principalmente por conta das noites mal dormidas.
Como saber se tenho alergia respiratória?
Identificar se você tem alergia respiratória envolve, antes de mais nada, observar a recorrência dos sintomas mencionados. Em seguida, consultar um médico especializado em alergias é fundamental para um diagnóstico preciso. A identificação de uma alergia respiratória geralmente envolve uma avaliação clínica do paciente, a análise do histórico e ainda testes específicos de alergia.
O que fazer para aliviar a crise?
- Evite exposição: Identifique e evite alérgenos conhecidos em sua casa, como ácaros, mofo e pêlos de animais.
- Utilize purificadores de ar: Purificadores de ar podem ajudar a reduzir a quantidade de alérgenos no ambiente, melhorando a qualidade do ar em espaços internos.
- Mantenha a casa limpa: Uma limpeza regular, especialmente de tapetes, cortinas e superfícies, contribui para reduzir a presença de alérgenos.
Qual é o melhor remédio para alergia respiratória?
O tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Antialérgicos, corticosteroides nasais e broncodilatadores podem ser prescritos para aliviar os desconfortos. No entanto, a automedicação não é recomendada. O melhor tratamento para alergia respiratória é aquele indicado pelo médico alergista após estudo das causas específicas de cada paciente, assim como seu histórico clínico.
Para aliviar os sintomas, o uso de remédios pode ser indicado, além de outros cuidados que facilitam a recuperação, como evitar locais muito poluídos e reforçar a hidratação diária.
Isso porque o tratamento da alergia respiratória, deve passar também pela prevenção. É preciso, antes de mais nada, evitar a exposição aos alérgenos.
Ou seja, manter distância daquilo que provoca a sua alergia. Por outro lado, é possível fazer a imunoterapia, que é reconhecida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) como a opção de tratamento mais eficaz para alergia respiratória.
Popularmente conhecida como vacina para alergia, esse tratamento pode ser feito em forma de injeção subcutânea e ingestão oral e deve ser recomendado e administrado por médico alergista. Consiste em doses crescentes do alérgeno, que, com a frequência correta, vai fazendo com que o corpo se acostume e a sensibilidade seja reduzida.
Alergista em Brasília
Em Brasília, procure a Alergoclinica, localizada na Asa Sul. Liderada pelo especialista em alergia e imunologia, Dr. Luiz Melo, a clínica oferece diagnóstico preciso e tratamento personalizado para alergias respiratórias, além da aplicação da vacina para alergia. Entre em contato e agende uma consulta.