Veja como o tratamento correto pode controlar os sintomas da alergia respiratória e garantir qualidade de vida

Entre os diversos tipos de alergia, a mais comum é a alergia respiratória. É uma reação do sistema imunológico a substâncias como pó, pólen, pelos de animais ou fungos, por exemplo, provocando exacerbação de doenças respiratórias como rinite, asma ou sinusite.

Com o tratamento correto, é possível controlar os sintomas da alergia respiratória e garantir qualidade de vida.

Qual o melhor tratamento para alergia respiratória?

​​O melhor tratamento para alergia respiratória é aquele indicado pelo médico alergista após estudo das causas específicas de cada paciente, assim como seu histórico clínico.

Para aliviar os sintomas, o uso de remédios pode ser indicado, além de outros cuidados que facilitam a recuperação, como evitar locais muito poluídos e reforçar a hidratação diária.

Isso porque o tratamento da alergia respiratória, deve passar também pela prevenção. É preciso, antes de mais nada, evitar a exposição aos alérgenos.

Ou seja, manter distância daquilo que provoca a sua alergia. Para isso, é indispensável o diagnóstico médico e, em alguns casos, a realização de um teste de alergia para determinar o agente causador das crises.

Identificando o que te faz mal, é mais fácil eliminar o alérgeno da sua rotina. De todo modo, alguns podem ser inevitáveis, como é o caso do pólen, que está no ar que respiramos. Nesses casos, a medicação é inevitável.

Imunoterapia

Reconhecida como a opção de tratamento mais eficaz para alergia respiratória, a imunoterapia é o único recurso capaz de alterar o curso natural das doenças alérgicas.

A vacina para alergia deve ser recomendada e administrada por médico alergista. Consiste em doses crescentes do alérgeno, que, com a frequência correta, vai fazendo com que o corpo se acostume e a sensibilidade seja reduzida.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), as vacinas para alergia são o melhor formato de combate à alergia respiratória. Podem ser encontradas em forma de injeções subcutâneas e a ingestão oral.

Para saber qual o melhor tratamento para sua alergia, entre em contato e marque uma consulta.