A fralda descartável é uma das invenções que mais facilitou a maternidade nos últimos tempos. Por outro lado, ela também é uma das causas comuns de alergia em bebês. Veja quais são os sintomas da alergia a fralda, quais as formas de tratamento e como fazer para evitar esse tipo de reação.

Causas e sintomas

A alergia a fralda é um tipo de dermatite de contato. Ou seja, é uma reação inflamatória da pele dentro da área da fralda, incluindo as nádegas, a região perianal, os órgãos genitais, as coxas e a cintura. Também chamada de dermatite de fralda pelos médicos, essa é uma das alergias de pele mais comuns em bebês.

Entre os sintomas da alergia a fralda estão a assadura, vermelhidão, descamação e pequenas lesões na pele. O aspectos desses ferimentos depende do estágio da alergia, se leve, moderada ou grave.

O problema, no entanto, nem sempre é causado pela própria fralda. A reação pode ocorrer pelo acúmulo de urina e fezes no material plástico. A mistura faz com que o PH da pele aumente e ative as enzimas responsáveis pelas irritações. Além disso, o abafamento provocado pelo uso da fralda, aumenta a temperatura e a umidade local, deixando um ambiente propício para alergias.

A irritação pode ocorrer também pela limpeza e, principalmente, pela utilização de lenços úmidos contendo álcool ou sabões com pH alcalino. Esses fatores levam à quebra da própria proteção da pele da criança, permitindo que a lesão aconteça.

Como tratar e evitar a alergia a fralda

O principal tratamento para a alergia a fralda é a prevenção. Assim, é preciso adotar um conjunto de medidas que visam manter a pele seca e limpa. Desse modo, troque a fralda com maior frequência e faça limpeza regular e delicada.

Deve-se ter cuidado para evitar fricção, limpando, enxaguando e secando suavemente a área da fralda, para minimizar traumas adicionais na pele.

Além disso, dê preferência a produtos de higiene sem cheiro, sem álcool e desenvolvidos para peles sensíveis. Sempre que possível, deixe a pele do bebê respirar sem fralda. Lembre-se de hidratar bem a pele e usar pomadas como barreira.

É importante observar os sinais do desenvolvimento da alergia e avaliar junto com o médico alergista a necessidade de trocar a marca da fralda. Dependendo da gravidade das lesões, o médico pode indicar o uso de corticóides e antibióticos para aliviar os sintomas.

Agende um horário conosco e cuide da sua saúde!

Acompanhe mais dicas da Alergoclínica no Instagram!