Coceira, vermelhidão, ardência, descamação e até inchaço são alguns dos sintomas da alergia à maquiagem. Veja como diferenciar da irritação

A maquiagem faz parte da rotina de cuidados de muitas mulheres. Embora cada vez desenvolvidos de forma mais tecnológica, os itens de maquiagem podem ser responsáveis por desencadear alergia. Entenda quais são as causas, os sintomas e como deve ser o tratamento.

Causas

A alergia à maquiagem é caracterizada por uma hipersensibilidade da pele em relação ao contato com determinados produtos e/ou componentes químicos presentes na fabricação cosmética. Geralmente, trata-se de uma dermatite de contato, quando ocorre uma reação inflamatória.

É comum, por exemplo, a alergia ao óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor aos produtos. Outro ingrediente presente em maquiagem e que pode causar alergia é o conservante. Além disso, a fragrância usada nesses itens também pode causar reação.

Sintomas de alergia à maquiagem

Coceira, vermelhidão, ardência, descamação e até inchaço são alguns dos sintomas da alergia à maquiagem. Eles costumam aparecer entre 12 e 48 horas após o uso do produto. Por outro lado, os componentes alérgicos podem ter efeito cumulativo.

Isso significa que você pode usar um dia e seu sistema imunológico suportar a presença da substância. Em um outro momento, quando estiver mais sensível e usar a substância novamente, a alergia pode ficar evidente.

Tratamento

A primeira medida é retirar o produto com água e sabão neutro e buscar um alergista. Uma pomada específica pode ser receitada para aliviar os sintomas. Muito cuidado ao tentar usar medicação sem prescrição médica. O rosto é uma região muito sensível.

Uma lesão causada por alergia não cede facilmente. É preciso um tratamento local e sistêmico. Além disso, se os olhos e a boca incharem, vá a um pronto socorro. Inchaço nestas regiões indica forte alergia.

Para identificar o ingrediente exato que causa a alergia o médico pode indicar um teste. Nesse caso, o mais eficaz é o patch test . Nesse tipo de teste, o médico cola alguns adesivos na pele do paciente. Cada um contém uma substância que pode estar presente no produto que se suspeita ter dado a reação.

Após 48h, o adesivo é retirado e o médico observa as reações presentes no local onde estava cada uma das substâncias. O procedimento é seguro e feito no próprio consultório, não sendo necessário o uso de agulhas.

Diferença entre alergia e irritação

Antes de receitar qualquer medicação, o médico analisa se o problema trata-se de uma alergia ou irritação. Entre os sinais que podem ajudar a diferenciar os dois casos estão o fato de a irritação geralmente se limitar ao local onde o produto foi aplicado.

Além disso, o paciente pode sentir uma sensação de picadas na pele logo após o uso. Por outro lado, no caso da alergia, não tem esse sinal e os sintomas podem demorar um pouco mais para aparecerem.

Do mesmo modo, as regiões mais atingidas por esse tipo de alergia são a pele ao redor da boca e dos olhos. Isso acontece porque esses locais apresentam maior vulnerabilidade e costumam ter maior contato com os produtos. Contudo, os sintomas da alergia podem se espalhar.

Entre em contato conosco e agende um horário!