Apesar de incômoda, a alergia a perfume não é perigosa e pode ser facilmente identificada num teste de contato feito pelo médico alergista

A alergia a perfume é um dos tipos mais comuns de dermatite de contato. As manifestações aparecem na pele com sinais como coceira, vermelhidão e descamação.

No entanto, algumas pessoas podem apresentar sintomas que vão além das reações cutâneas. Isso acontece por conta da sensibilidade ou intolerância a fragrâncias. Nesses casos, o paciente pode sentir dores de cabeça, congestão nasal, náuseas e espirros.

Diagnóstico da alergia a perfume

Apesar de ser incômoda, a alergia a perfume não é perigosa e pode ser facilmente identificada num teste de contato feito pelo médico alergista. Constatada a alergia, é recomendado evitar o uso de perfumes, colônia, cremes, shampoos, condicionadores e sabonetes perfumados.

Além disso é preciso ter o cuidado com os produtos de limpeza usados na higienização da casa. A maioria contém fragrâncias que também podem acarretar reações. Tanto no caso dos produtos de limpeza doméstica como de higiene pessoal, há alternativas sem cheiro e ainda hipoalergênicos.

Como diferenciar a sensibilidade da alergia a perfume

De maneira geral, a alergia envolve uma reação do sistema imunológico e a produção de anticorpos contra determinado produto que causa o desconforto.

Por outro lado, a sensibilidade não abrange a produção de anticorpos, mas ainda assim manifesta sintomas de irritação da mucosa do nariz diante de certos odores.

Geralmente, a alergia é restrita a um determinado cheiro ou substância, enquanto a intolerância é algo mais genérico. Os sintomas são bem parecidos, porém, a coceira é própria dos alérgicos, e não acontece em pessoas com intolerância.

Crises de rinite, por exemplo, podem ser desencadeadas por perfumes, mas isso não quer dizer que trata-se de uma alergia a perfume. Da mesma forma, pacientes com enxaqueca são mais sensíveis às fragrâncias.

Se você sente algum desconforto e desconfia que seja provocado pelo uso do perfume, marque uma consulta para confirmar o diagnóstico.